Em Grão Pará, localizada no sul de Santa Catarina, o que não faltam são belezas naturais e aventuras a serem exploradas. Empresas especializadas nesse segmento já estão se instalando e aproveitando a oportunidade de proporcionar aos turistas experiências únicas e incríveis nas encostas da Serra Geral. O município conta com duas serras: Serra Furada e Serra do Corvo Branco. Tem ainda em seu território a cobertura de dois parques: o Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) e o Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ). Em ambos os parques estão sendo trabalhados planos de manejo e regularização de trilhas e outras atividades de ecoturismo e turismo de aventura.

Serra do Corvo Branco – Foto Odairson Antonello

Uma outra atividade que está se desenvolvendo é a observação de aves (birdwatching), devido a grande diversidade de aves que podem ser registradas. A atividade é considerada de baixo impacto ambiental e importante para a conservação de aves, outra vantagem é de ter uma extensão territorial grande comparado a outros da região, são 338,156.00 km² de muita mata e campos.

Voo de Paramotor – Foto Rosana de Oliveira Souza

Passando para as atividades de aventura chegamos a sensação incrível de descer cânions e peraus, há vários locais onde pode-se sentir aquele friozinho na barriga e deslizar por uma corda de alta qualidade e resistência, experiência fornecida por profissionais capacitados e com empresa registrada no Cadastro Prestador de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério
do Turismo Brasileiro (MTUR).

Nessa atividade são proporcionados momentos únicos para diversos níveis de experiência, seja em cânions, ao lado de cachoeiras sentindo o orvalho em seu rosto que a mesma produz com a queda, ou até mesmo em épocas mais quentes por dentro dela sentindo o frescor das águas lavando corpo e alma enquanto pratica essa atividade radical.

Serra do Corvo Branco – Foto Odairson Antonello

Entre os locais mais visitados estão a Cachoeira do Seu Olívio, com 46 metros de altura na comunidade de Capivaras do Meio, os paredões do Rio Túnel, com 30 metros no Distrito de Aiurê, a Cachoeira do Refúgio, com 56 metros na comunidade de Serra Furada e o rapel guiado no Caminho das Pitayas, com 30 metros passando sobre um rio na comunidade de Linha Antunes Braga.

Serra do Corvo Branco – Foto Odairson Antonello

Trilhas também tem seu espaço por aqui. Essa atividade envolve várias formas de faze-la, como a caminhada ecológica e cultural de longa distância, geralmente partindo do centro do município com destino final no alto da Serra do Corvo Branco ou no Vale da Serra Furada.

Verticale Turismo de Aventura – Cachoeira do Seu Olívio – Acervo Sec de Turismo de Grão Pará

Outra forma é o hiking, caminhada curta por entre a mata atlântica que se tem estruturada partindo do Refúgio da Serra Furada, encontrando a Trilha das Encostas em seu caminho e uma das mais belas paisagens de Santa Catarina: a visão panorâmica das escarpas do Parque Estadual da Serra Furada.

E, por fim, um aquatrekking o espera na propriedade da Pousada Rio Túnel, localizada no Rio Túnel, onde você encontra uma beleza natural incomparável por conta de suas formações rochosas, na qual se caminha entre paredões de até 30 metros de altura, formados pela água de um riacho, a caminhada é justamente dentro dessa água totalmente cristalina, passando por cachoeiras e piscinas naturais.

Quando se fala em mirantes e vistas espetaculares aqui se fala também em Altos do Corvo Branco, com acesso no fim do corte da Serra do Corvo Branco, e contempla vários mirantes naturais onde pode-se desfrutar de vistas como das escarpas da Serra Geral, das planícies que em dias com bom grau de visibilidade se enxerga até o litoral e também vistas das belas curvas da Rodovia SC-370 na subida da Serra.

Verticale Turismo de Aventura – Cachoeira do Seu Silvio – Acervo Sec de Turismo de Grão Pará

O Cânion do Espraiado, com acesso por Urubici-SC, também é um espetáculo à parte da natureza onde é parada obrigatória para os amantes do turismo de aventura, começando pelo seu acesso que se faz ou a pé ou com veículos 4×4. O cânion conta com peraus, campos e cachoeiras a serem explorados, tanto com programação de 1 dia, quanto com acampamentos incríveis com uma conexão ainda maior com a natureza.
Motivos são o que não faltam para visitar esta cidade abençoada com tantas belezas naturais e atividades para apreciá-las.

🔥273