Entre as cidades que formam a Rota Turistica da Serra Catarinense a cidade de Urupema vem se destacando há anos como referência na prática de observação de aves. A observação de aves na Serra Catarinense é uma atividade empolgante e prazerosa. Campos de altitude, montanhas, florestas de araucária, matas ombrófilas mistas, cânions, cachoeiras e banhados turfosos compõem um cenário ímpar localizado na região mais fria do Brasil.

Todos os anos a paisagem torna-se branca, pela precipitação de neve, formação de geada nos campos e ocorrência do sincelo nos arbustos, encostas e cachoeiras, fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2ºC a -8ºC.

A visão panorâmica chega e impressionar e nos faz sentir pequenos. As escarpas por vezes insurgem nas bordas dos cânions como se fossem enormes gigantes, atalaias que resistiram ao tempo e tiveram suas formas esculpidas pelo vento forte que ecoa nos imensos paredões de pedra.

 

Toda essa diversidade de vegetação e acidentes geográficos proporciona o surgimento de inúmeras espécies e cada vez novas descobertas com registros raros têm ocorrido. Cerca de 350 espécies de aves foram registradas na Serra Catarinense, esse é um número bem significante, pois é praticamente sessenta por cento do total encontrado no Estado de Santa Catarina.

 

Entre as cidades serranas a cidade de Urupema vem se destacando há anos como referência na prática de observação de aves, pois todos os anos, recebe bandos de milhares de Papagaio-charão (Amazona pretrei) espécie originária do Rio Grande do Sul que migra para Santa Catarina em busca do pinhão como fonte de alimento durante o outono e inverno. Esse espetáculo pode ser apreciado ao amanhecer e ao final da tarde quando ocorrem as revoadas que pintam o céu de verde e vermelho.

Revoada Papagaio-charão em direção Serra Catarinense – Urupema / SC

A ave está na lista das espécies ameaçadas de extinção, classificada como vulnerável. Anualmente é realizado o festival do Papagaio-charão e do Papagaio-de-peito-roxo e reúne observadores, pesquisadores e fotógrafos de diversas partes do Brasil e do mundo.
A prática de observação de aves é uma atividade prazerosa em busca de registros únicos das mais belas aves da fantástica Serra Catarinense.

🔥32