Governador Celso Ramos é um pequeno município do litoral catarinense, e um belo lugar para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Com aproximadamente 14 mil habitantes, fica na região metropolitana de Florianópolis, distante 54 km da capital, apenas uma hora de viagem. É um paraíso privilegiado por possuir maravilhas naturais, paisagens paradisíacas e história.

Baia dos Golfinhos – Gov Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

Quem visita não se arrepende, e ainda leva na bagarem lembranças inesquecíveis. Confira os motivos para você considerar esse paraíso nessa Temporada de Verão 2020/2021.

Pôr do Sol em Ganchos do Meio – Governador Celso Ramos / SC

Por ser peninsular, tem características únicas. São pelo menos 23 praias conhecidas e muitas outras que o turista poderá descobrir. Há praias com mar tranquilo ou forte, isoladas ou com residências, mas o que predomina são areias lisas e o mar azul turquesa. Em algumas, as águas são tão límpidas que é possível enxergar a própria sombra.

Governador Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

Principais praias: Palmas; Armação Da Piedade; Praia das Cordas; Praia Grande (Caravelas); Baía Dos Golfinhos; Tinguá; Sissial e dos Ilhéus; Antenor; Praia de Fora; Praia Ganchos de Fora; Calheiros; Fazenda da Armação; Caiera do Norte; Magalhães e Praia da Costeira.

Praia das Cordas – Governador Celso Ramos / SC

Governador Celso Ramos é destaque no sul do Brasil por receber o selo “Bandeira Azul”. A certificação é um reconhecimento internacional concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE) a praias e marinas que atendem a critérios como qualidade da água, gestão ambiental, oferta de serviços aos usuários e à sociedade e infraestrutura para turistas, como banheiros e acesso à praia para pessoas com dificuldade de mobilidade.

São praias certificadas: Praia de Palmas (temporadas 2015/2016, 2016/2017 e 2018/2019) e Praia Grande (temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021).

Baia dos Golfinhos – Gov Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

Esporte e natureza, uma combinação perfeita.

No município há opções de esportes de contato com a natureza para quem está à procura de atividades para sair um pouco da rotina ou viver experiências e novas emoções. Abaixo listamos alguns.

Portal de entrada da Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos / SC – Foto Áureo Berger

Trekking (caminhada em trilhas): há trilhas para todos os gostos e condicionamentos físicos: terrenos íngremes ou planos, trilhas curtas ou longas, estreitas ou largas, com mata fechada ou aberta, de solo rochoso ou arenoso – sempre com a presença de fauna, flora e lindas paisagens. As melhores trilhas são: trilha da Praia de Fora; do Mangal; Trilha do Morro do Pico; dos Ilhéus; do Sissial e Trilha da Picada Comprida.

Trilha dos Ilhéus – Governador Celso Ramos / SC – Foto Luciara Azevedo

Voo de parapente: esse esporte ajuda a trabalhar a flexibilidade do corpo e a respiração, além de proporcionar momentos incríveis de alta adrenalina e uma vista de tirar o fôlego. Na cidade, o local ideal para saldos é o Mirante Praia de Palmas.

Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos /SC – Foto Áureo Berger

Caiaque: esporte náutico que tem benefícios físicos, psicológicos e proporciona aproximação com a natureza. Quem gosta de remar, pode incluir o passeio de caiaque em seu roteiro para navegar um dia ou fazer uma expedição em um longo trecho de mar. As águas ideais para o esporte estão na Praia de Palmas e na Baia dos Golfinhos.

Baia dos Golfinhos – Gov Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

Stand Up Paddle: uma prancha, um remo e a natureza, simples assim – basta remar em pé sobre um pranchão e o turista estará praticando o Stand Up Paddle. Os locais incríveis para Stand Up Paddle são a Praia de Palmas e a Baia dos Golfinhos.

Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirim. Governador Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

Surf: um excelente exercício cardiovascular que trabalha todos os grupos musculares, desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora. Também proporciona o contato com a natureza. Em Governador Celso Ramos, as águas das praias de Palmas e Praia Grande (Caravelas) são ideais para o esporte.

Praia de Palmas – Governador Celso Ramos / SC

O município é um belo destino para quem busca contato com a natureza e gosta de observar a biodiversidade. Está em meio à Mata Atlântica e possui duas unidades de conservação reconhecidas – a Área de Proteção Ambiental (APA) Anhatomirim e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Governador Celso Ramos – SC – Foto Ieda Funari

Na mata há espécies variadas de plantas, mamíferos, anfíbios, répteis e insetos. As florestas e os céus são ideais o birdwatching (prática de observação de pássaros no seu habitat natural), atividade que contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica. A natureza do município abriga espécies de aves marinhas, aves de rapina, garças, tucanos e outras.

Governador Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

As águas recebem baleias na época de reprodução desses mamíferos e abrigam espécies de golfinhos, como a Sotalia guianensis, conhecidos como boto-cinza ou boto-da-manjuba, além de espécies de peixes, moluscos e crustáceos, que podem ser observados em mergulhos ou de passeios de embarcações. Na Reserva Biológica do Arvoredo, um dos grandes patrimônios naturais e arqueológicos do litoral brasileiro, a Ilha do Arvoredo é considerada o melhor local de mergulho do sul do Brasil. 

Boto cinza ou Boto-da-manjuba – Governador Celso Ramos / SC Foto Paulo Flores

Governador Celso Ramos é uma boa pedida para uma imersão na história de Santa Catarina. O município tem duas construções abertas a visitações para quem gosta de aprender ou registrar construções históricas em belas fotos.

Governador Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari

A Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro de Armação da Piedade, foi construída entre os anos 1738 e 1745 com a utilização de óleo de baleia na argamassa. Tem estilo colonial português com frontão triangular e mantém as características das igrejas setencentistas. Tombada pelo Estado, é tida como uma das primeiras igrejas edificadas em Santa Catarina no século 18, e está ao lado das ruínas da antiga Armação da Piedade.

Igreja N. Sra. da Piedade – Armação da Piedade – Governador Celso Ramos / SC – Foto William Wollinger Brenuvida

A Fortaleza de Santa Cruz está na Ilha de Anhatomirim, situada na entrada da Baía Norte entre Governador Celso Ramos e Florianópolis. Sua construção teve início em 1739 e estimasse que tenha sido concluída em 1744. É de arquitetura lusitana e influência renascentista. Imponente, chama atenção pelas edificações e pelos canhões, que representaram um importante sistema defensivo no passado. A fortaleza foi a primeira sede da capitania de Santa Catarina – foi dela que foram expedidos os primeiros documentos da capitania.

Fortaleza de Santa Cruz, Ilha de Anhatomirim. Governador Celso Ramos / SC – Foto Ieda Funari
🔥2.3 K