Rolante é uma cidade viva, pulsante, em constante evolução. Ela envolve e desenvolve. Tem turismo, tem desenvolvimento, tem voluntariado, tem cascatas, montanhas, vinhos, cucas, sorriso sincero, abraço apertado, qualidade de vida.

Caminho das Pipas – Rolante / RS – Foto Diuly Mähler

Localizado no bucólico distrito de Boa Esperança, distante 18 quilômetros do centro de Rolante, o Caminho das Pipas é considerado um dos principais roteiros de enoturismodoRio Grande do Sul. Em meio a uma região montanhosa do município, cercada de matas onde ecoam o ronco dos bugios, aparecem os parreirais em recortes geométricos e carregados de uvas maduras, prontas para serem colhidas.

O verão sinaliza a época mais esperada do ano, a vindima, período em que o trabalho de meses se materializa em tons rubi no parreiral, determinando as características do vinho dessa safra. De acordo com a enóloga Josiane Gabriela Sbardelotto, a vindima traz para a comunidade muitos visitantes ávidos pela experiência da colheita e os encantos do vinhedo. “Época bastante atarefada, trabalhosa, cansativa, mas também muito gratificante. A comunidade toda respira o perfume da uva, vive em função da vindima. Neste período, recebemos muitos turistas e visitantes que buscam conhecer os parreirais e a experiência de colher as próprias uvas“, comenta.

Caminho das Pipas – Rolante / RS – Foto Diuly Mähler

Confira algumas atividades que estão disponíveis para os visitantes que queiram experienciar a vindima:

Pisa da uva e piquenique

Já imaginou esmagar a uva com os pés, como se fazia antigamente? Está experiência única pode ser feita na Vinícola Bennato, mediante prévio agendamento. Também é possível saborear um delicioso piquenique embaixo dos parreirais da Vinícola Finger e da Vinícola Bennato. Tem que agendar com antecedência.

Colheita da uva (colha e pague)

Que tal degustar a uva direto do pé? Quase todas as vinícolas do Caminho das Pipas oferecem essa atividade, basta agendar com antecedência.

Parreirais Vinicola Finger – Caminho das Pipas – Rolante / RS – Foto Sheila Wilborn Finger

Degustações simples de bebidas

Cada rótulo das dez vinícolas que compõe o Caminho das Pipas é único. São mais de vinte opções entre vinhos finos e de mesa, sucos, espumantes e até cervejas artesanais. Os valores variam de uma cantina para a outra e de acordo com o solicitado. É sempre recomendado agendar.

Degustações com acompanhamentos

Além das bebidas, algumas cantinas oferecem degustações de pães, geleias caseiras, queijo e salame colonial, dentre outros acompanhamentos. São elas: Vinhos Finger, Vinhos Sbardelotto e Vinícola Bennato.

Caminho das Pipas – Rolante – RS – Foto Diuly Mähler

O Caminho das Pipastem outros locais para visitação, como aCascata Três Quedas (acesso gratuito), Sítio Terra e Arte (com uma série de atividades de autoconhecimento, arteterapia, caminhadas e outros, mediante agendamento, e o Parque Municipal da Asa Delta, 841m de altitude, com estrutura de churrasqueiras, bar, banheiro, wi fi. Acesso livre.

Informações:

A cidade oferece ainda outras opções de lazer para quem curte o contato com a natureza, a gastronomia e a cultura local. A secretária de turismo ajuda a organizar roteiros conforme os interesses do turista.  

Fone: (51) 3547-1188 – Ramal 217 

🔥2.6 K