Rodeada de muito verde e belas paisagens, Urupema conhecida como a cidade mais fria do Brasil, está entre os 10 municípios que mais conservam a Mata Atlântica. Atualmente, desponta em observação de aves Birdwatching, sendo referência no país e também no exterior, devido ao privilégio da migração do Papagaio Charão (Amazona Pretrei).

Foto Dario Lins

Na época da migração, de março a fim de julho, a ave vem para a Serra Catarinense motivada pela busca de alimento. O pinhão, semente da araucária é sua única fonte nutritiva no inverno. Ele é responsável por deixar o Papagaio Charão forte o bastante para migrar novamente para o Rio Grande do Sul e acasalar.

Urupema ficou conhecida em observação de aves a partir de 2010, quando hospedou-se na região, a presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), Maria Tereza de Pádua. Ela foi surpreendida com o show dos papagaios e comentou que Urupema seria reconhecida por ser o local escolhido pelos papagaios devido ao grande número de araucárias.

Profetizou que as aves seriam chamadas de “os papagaios dos ovos de ouro” por causa da migração de 30 mil indivíduos ser um fato raro e que deveria ser compartilhado com o mundo.

Ainda nesta mesma época, o observador de aves em Bom Retiro, Dario Lins, e o guia de observação de aves, biólogo e ornitólogo de Pomerode no Alto Vale de Santa Catarina, Adrian Rupp, trouxeram as primeiras instruções sobre o que é a observação de aves e contribuíram para o desenvolvimento da observação de aves.

Papagaio charão – Foto Dario Lins

Em 2011, foi criado o Festival do Papagaio Charão. E em 2013, após a inclusão da espécie Papagaio de Peito Roxo (Amazona Vinacea), o evento passou a chamar-se Festival dos Papagaios, considerado o maior de observação de aves do Sul do país.

Porém, os papagaios nem sempre foram bem vistos na região devido a concorrência com o ser humano por pinhão. Diante disso, a observação de aves tornou-se uma ferramenta potencial para educação ambiental. O Instituto de Pesquisa de Aplicação Ambiental e Cultural (IPAC) trabalhou para difundir a importância de proteger a espécie, e coordenou palestras do Projeto Papagaio Charão e Espaço Silvestre nas escolas em vários municípios da região em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Atualmente, o Festival dos Papagaios envolve vários setores da economia do município de Urupema que se beneficiam com o fluxo dos apaixonados por aves que visitam a cidade para ver esta maravilha da natureza. Da mesma forma, o papagaio está sendo beneficiado pelo fato de mais pessoas terem conhecimento dos seus hábitos e da sua conservação. Quanto mais conhecida a ave, mais preservada ela será.

🔥43