Inspirado em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha, na qual existem milhares de quilômetros de trilhas sinalizadas para caminhada e cicloturismo, Nova Petrópolis inaugurou, no início de 2014, o “Roteiros e Paisagens” – Roteiro de Natureza Autoguiado.

Roteiros Autoguiados – Foto Mauro Stoffel

Composto pelos Roteiros Mallakoff, Pinhal Alto e das Colônias, o Roteiros e Paisagens oferece ao ecoturista toda a sinalização dos caminhos a percorrer, assim como uma quantidade significativa de informações, como geologia, flora, fauna, história dos povoados e curiosidades de cada roteiro.

No Roteiro Mallakoff existem trajetos de 21, 13 e 7 quilômetros. O ponto alto do roteiro é o Morro Mallakoff, com suas grandes paredes de basalto e as belas paisagens do Vale do Rio Caí. A igreja do Pinhal Alto, distrito distante 15 quilômetros do Centro de Nova Petrópolis, é o ponto de partida do Roteiro Pinhal Alto.

As pequenas propriedades rurais, nas quais se destacam ricas plantações, são o ponto alto deste trajeto, que possui caminhos de 5 e 11 quilômetros.

No Roteiro das Colônias, os ecoturistas podem optar pelos trajetos de 10 quilômetros ou de 23,5 quilômetros. Começando na localidade de Linha Imperial, o roteiro passa por pequenas propriedades rurais, igrejas históricas e casas enxaimel.

🔥37