Localizada no Litoral Norte Gaúcho, ha 105 km de Porto Alegre, Caraá conta com uma natureza exuberante e com um potencial de turismo rural a ser explorado, destaca-se por ser uma terra de gente acolhedora e um Município ligado à agricultura e a religiosidade.

Nascente Rio dos Sinos – Caraá / RS

Caraá é muito conhecida por ser “a cidade onde nasce o RIO DOS SINOS”, com matas verdejantes e belas cascatas, a Nascente do Rio dos Sinos, apresenta uma trilha na Comunidade da Colônia Fraga dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) de aproximadamente 01h30min em meio à mata atlântica cortando vales e ribanceiras. 

Trilha da Nascente Rio dos Sinos – Caraá / RS

Nesta caminhada existem várias quedas d`água e também é possível vislumbrar uma flora e fauna diversificada, rica e exuberante. No final da trilha a vista encantada da Nascente com aproximadamente 120 metros de altura, com águas cristalinas.   

Trilha da Nascente Rio dos Sinos – Caraá / RS

   

  A história de Caraá tem uma forte cultura religiosa  

Foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposa prometeu que se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada à Nossa Senhora das Lagrimas. 

Imagem da N. Sra das Lágrimas

O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto do Caraá. Há 128 anos, diversos municípios do Litoral Norte gaúcho e do Sul catarinense com seus milhares de romeiros transformam horas de caminhada e muito esforço em gratidão na chegada ao Santuário das Lágrimas, no município de Caraá. Média de 40 mil romeiros nas ultimas edições, antes da pandemia. 

Paróquia Santuário Nossa Sra. das Lágrimas – Caraá / RS

Informações: (51) 3615.1222

🔥476