A pequena cidade serrana de Antônio Prado, com suas 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui o maior acervo arquitetônico da imigração italiana do Brasil. A responsabilidade de gerir um patrimônio cultural tão importante para a nação brasileira é muito grande, assim  Antônio Prado se tornou prioridade para o desenvolvimento do turismo nacional para o Ministério do Turismo .

 

A cidade é uma das poucas do Rio Grande do Sul a ser habilitada pelo Ministério do Turismo ao aderir ao programa PRODETUR + Turismo. Tal programa auxilia os setores públicos e privados ligados ao turismo a acessar recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, sendo de grande impacto econômico e social para a população pradense.

Após quase 10 anos sem uma feira municipal, a administração municipal e a associação dos artesões idealizaram a 1ª edição da ExpoPrado, em 2019. A feira de negócios e realizada pela associação dos artesãos e movimentou 6 milhões de reais e recepcionou mais de 30 mil pessoas no Centro de Eventos Municipal durante os quatro dias de exposição. A ExpoPrado 2020 já está confirmada para ocorrer em fevereiro e muitas novidades serão apresentadas ao público, entre elas, a ampliação no número de estandes que quase dobrará.

Antônio Prado é um set cinematográfico a céu aberto que chama a atenção de grandes produtores audiovisuais, como foi com o filme O Quatrilho, e da série Desalma, da Rede Globo, a ser lançada em 2020. A secretaria de turismo inovou novamente e fundou o Prado Film Commission, organização que atrai e incentiva produções audiovisuais.

O considerável aumento no fluxo de turistas na cidade revelou um deficit na oferta de hospedagem, fato que será resolvido com o recente anúncio da construção do Hotel Axten Antônio Prado, do grupo Dall’Onder. A estrutura contará com salas para reuniões voltadas ao turismo de negócio e salão de eventos para a população local também poder usufruir do empreendimento, além de 120 apartamentos e piscina que absorverão a demanda do turismo local.

A administração municipal de Antônio Prado procura trabalhar com todos os segmentos da sociedade, evidenciando assim o potencial único e já existente no município. A intenção dos gestores é pensar em conjunto, buscar alternativas e desenvolver os melhores projetos para o município. Dessa forma foi criado um forte calendário de eventos que atrai centenas de turistas.

Está claro que os gestores frente à cidade mais italiana do Brasil devem resgatar e fomentar o patrimônio material e imaterial deixado pelos primeiros imigrantes que chegaram e fundaram a cidade, contudo vão além, o evento Bira in Colônia, organizado anualmente por empresários do setor gastronômico e apoiado pela secretaria de turismo , oferece alta gastronomia, chopp artesanal, muita música e atrai jovens de toda a região.

A tradição gaúcha também é contemplada no calendário de eventos apoiado pelo município e 2019 viu acontecer o 1º Rodeio Internacional de Antônio Prado. O CTG Cancela do Imigrante reuniu por 3 dias os melhores ginetes da América Latina, tropilhas de alta qualidade e invernadas artísticas muito talentosas.

Em uma parceria com a Emater, a secretaria de turismo transformou a tradicional feira em um atrativo turístico, semanalmente visitantes e moradores locais encontram na feira artesanato, atrações, produtos coloniais e saudáveis. A feira tem se destacado na região como uma inciativa de valorização local das comunidades.

Com recursos do Ministério do Turismo, próprios e emendas parlamentares, o município de Antônio Prado torna a tradicional praça Garibaldi em uma das mais bonitas praças da serra gaúcha. A nova praça passou a ser palco de encontros da comunidade local e pessoas de toda a região.
Com o objetivo de atrair grandes eventos e criar um novo espaço para a comunidade, Antônio Prado em breve terá um dos melhores centro de eventos da região. O local abriga a nova faculdade de Antônio Prado e terá pistas de caminhada, área de lazer além de toda infraestrutura necessária para realizar os mais diferentes eventos.

A Secretaria de Turismo inovou ao criar o Vino e Mangiare, o evento reune todas as vinícolas da cidade e promove uma feira de vinhos, gastronomia e muita diversão, além de evidenciar Antônio Prado como um dos maiores produtores de vinho deste país.

A partir de todos esses exemplos de sucesso, Antônio Prado se tornou referência e modelo de gestão no turismo para todo o Brasil.

🔥48