O barulho das ondas quando se chocam com as pedras, o vento que chia alto em cima dos penhascos e a visão deslumbrante do nascer e pôr do sol, são detalhes que tornam as praias de Torres, um dos destinos mais procurados do Litoral Norte Gaúcho.

Nascer do Sol- Lagoa da Cerquinha – Balneário Pinhal / RS – Foto Pedro Gonçalves

Torres é um balneário de frequência internacional e os cenários de suas praias são únicos no Brasil. As águas passam pelas Guaritas, o que torna o local uma área de preservação ambiental protegida pelo Parque das Guaritas e o Parque Estadual de Itapeva. Também existem espaços preservados de dunas e as lagoas, que proporcionam charme e muitas novidades aos turistas.

Guarita – Praia de Torres – Foto Pedro Gonçalves

Praias do Litoral Gaúcho

Quem visita o Litoral Gaúcho tem a oportunidade de usufruir das praias de água salgada ou doces. As principais são: Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Atlântida, Capão da Canoa, Arroio Teixeira, Arroio do Sal e Torres.

Dunas – Litoral Norte Gaúcho – Foto Pedro Gonçalves

Além disso conta com as atrações, que concentram-se, principalmente no internacional Balneário de Torres, no Centro Gastronômico do Guia Corrente, em Imbé, Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas, Parque Marechal Osório, em Tramandaí, Morro da Borussia, Mirante Natural, em Osório, Lagoa do Bacupari, em Palmares do Sul e as Cascatas e Cachoeiras, próprias para Turismo de Aventura, nos Municípios da Encosta da Serra e ainda o magnífico Parque Temático Aqua Lokos, em Capão da Canoa.

Eventos no Litoral Gaúcho e a pandemia

Segundo o jornalista, Flávio Albano Holmer, presidente da Associação de Turismo do Litoral Norte Gaúcho – ATLNORTE, muitos eventos estavam programados para o ano de 2020, entre eles os mais tradicionais, como a Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí e o Festival do Balonismo, em Torres.

Flamingo Chileno Parque Nacional da Lagoa -Tavares, Mostardas e São José do Norte – Foto Pedro Gonçalves

A pandemia da COVID-19, pegou todos de surpresa. Medidas emergenciais foram tomadas, com o fechamento e depois com o retorno gradual das atividades. Os eventos organizados em prol do turismo foram transferidos ou cancelados, para preservação da saúde dos turistas e profissionais envolvidos na organização das feiras, festas, exposições e rodeios.
Para manter a geração de renda da comunidade, a atenção no setor foi redobrada.

Eu amo Tramandaí / RS

“Os hotéis do litoral continuam seguindo todos os protocolos feitos pela Federação Brasileira de Hotéis e Hospedagem. A febre é medida a cada 24 horas do hóspede, é realizada a higienização de álcool gel 70% na entrada, no restaurante do café da manhã buffet com luvas e o distanciamento das mesas. Em alguns locais foi estipulado o café com horários diferenciados por andar, para evitar aglomeração. Outros adquiriram máquinas para limpeza de piso com produtos altamente eficazes na eliminação de germes e bactérias” comenta ele.

Castelo de Pedra – Balneário Imbé / RS

Paleta Atlântida

Um dos eventos mais comentados é o Paleta Atlântida, evento que vai para sua 5ª edição. O nome, alusivo ao Planeta Atlântida, reúne centenas de pessoas nas praias do Litoral Norte Gaúcho para saborear um churrasco de paleta de ovelha na beira da praia.
Em 2017 tudo começou como uma brincadeira entre amigos no então chamado, “Festival Internacional de Paleta de Ovelha de Beira de Praia”, o negócio deu tão certo que de lá saiu a data para o próximo ano, que reuniu cerca de 80 assadores.

Em 2019, o evento já era considerado tradição, recebeu o apelido carinhoso de Paleta Atlântida. Mesmo contando com um concurso que premia o melhor churrasqueiro, quem já foi concorda, o objetivo geral é apenas um: diversão.
A festividade é toda sem fins lucrativos, acontecendo com a divisão de custos entre os participantes.

Calçadão Beira Rio – Tramandaí / RS

Ecossistemas Litoral Gaúcho

Distribuída em 21 municípios, a região possui três ecossistemas distintos, que trazem uma riqueza enorme ao Litoral Norte gaúcho. São eles:
Faixa Litorânea: que é a faixa marítima, com 300km de extensão.
Região Vales e Águas: entre a BR-101 e a Serra do Mar, fazendo divisa com os Campos de cima da Serra e Região das Hortênsias, para segmentação de Turismo de Aventura, Rural e Gastronomia Italiana e Alemã.

Túnel Verde – Balneário Pinhal / RS – Foto Pedro Gonçalves

Dunas e Lagoas: faixa que vai de Palmares do Sul até Mostardas, entre o mar e a Lagoa dos Patos. É um ecossistema formado por dunas e lagoas, que os turistas chamam carinhosamente de Lençóis Cidreirenses, numa alusão aos Lençóis Maranhenses, no nordeste do Brasil.

Este é o único local do país com essa variação, as características fazem da região uma das mais visitadas por turistas argentinos, uruguaios e do sul do Paraguai. Além deles, os moradores de Porto Alegre e proximidades, ou da Serra Gaúcha, tem o destino como passeio nos fins de semana, já que as regiões não são tão distantes e proporcionam natureza e ar puro.

Passeio de caiaques pela Lagoa da Rondinha – Balneário Pinhal / RS – Foto Pedro Gonçalves

Férias no Litoral Norte

Quem se encantou pelas belas fotografias das praias do Litoral Norte Gaúcho, com toda certeza irá ficar ainda mais fascinado com a beleza pessoalmente.
São praias, cachoeiras, lagoas, trilhas ecológicas, turismo de aventura e rural, chegando até o Parque da Lagoa do Peixe, que torna a região um belo atrativo aos turistas.

🔥476
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.