Um paraíso natural: paisagens, rios, cascatas, áreas de lazer, campos e trilhas ecológicas formam uma das mais belas regiões da Rota Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

Jaquirana é conhecida pelos seus encantos naturais e pelo modo de acolher seus visitantes. O município é um verdadeiro paraíso natural com belíssimas paisagens. Nesse belo pedaço de mundo o povo preserva seus costumes e tradições. O turista é bem recebido e tem a oportunidade de conhecer este povo hospitaleiro.

Fazenda Cascata dos Vênancios

Localizada na Rota dos Campos de Cima da Serra, Jaquirana exibe o Turismo Rural, mostrando a vida no campo no interior do município, tanto no verão com a Rota das Cascatas, onde se destacam as Cascatas dos Venâncios, o Passo do “S” e a Princesa dos Campos, como no rigoroso inverno serrano, que atrai o turista com as baixas temperaturas sempre na expectativa da neve.

Com a gastronomia típica regional, a culinária apresenta o queijo artesanal, o mel, o café colonial, a paçoca de pinhão, o churrasco de carne de ovelha, a comida campeira e o bom vinho da Serra Gaúcha.

Jaquirana é considerada o paraíso do off-road, onde recebe durante o ano a visita dos apaixonados pelo Turismo de Aventura em várias modalidades. A cidade já conta com três eventos oficiais off-road por ano, entre eles o Rally Regularidade chamado Rally Trancos RS, e as Trilhas de Motos e Gaiolas dos grupos Os Motoserra e Jaquilama.

🔥538