O Vale Europeu, localizado no norte de Santa Catarina, é uma região muito rica quando o assunto é diversidade e turismo. A começar pela colonização das cidades, realizada por imigrantes de várias regiões da Europa. Os legados destes povos exercem uma rica influência na gastronomia, arquitetura e nos hábitos locais, o que torna o Vale Europeu um exemplo para diversas regiões turísticas de Santa Catarina e também do país.

Construção Enxaimel e Trajes Típicos – Foto Mário Barbetta

Porém, os atrativos do Vale Europeu não estão apenas no passado. Eventos e novos atrativos turísticos surgem todos os dias e o visitante acaba tendo vários motivos para conhecer a região. A qualidade da rede hoteleira, a diversidade gastronômica e a diversificada gama de opções dos centros comerciais, além dos monumentos históricos tornam o Vale Europeu um grande centro turístico.

Blumenau / SC – Foto Daniel Zimmermann

Neste centro está Blumenau, uma cidade considerada um polo econômico e turístico do Vale Europeu. A cidade apresenta fortes traços da cultura germânica, o que pode ser encontrado na arquitetura enxaimel, no artesanato, nas manifestações culturais e também na gastronomia.

O município fica localizado próximo às importantes cidades do país e da estrutura portuária do estado. A cidade é conhecida por ser organizadora de grandes eventos e é berço da Oktoberfest Blumenau, a maior festa alemã das Américas.

 

Mas não é só isso. No turismo, Blumenau possui eventos, festas e festivais responsáveis pelo incremento da economia local e movimentação de milhares de turistas durante todo o ano. Entre as festas e festivais, além da Oktoberfest, se destacam também o Festival Brasileiro da Cerveja, a Sommerfest, o Magia de Natal e a Osterdorf (Vila de Páscoa).

Parque Vila Germânica Blumenau – Acervo Bumenau Convention Vale Europeu

Blumenau é oficialmente considerada a Capital Brasileira da Cerveja e a região do Vale Europeu possui uma grande diversidade de cervejarias artesanais, pubs e brewpubs espalhados por toda sua extensão. A região também possui muitos museus, igrejas, praças, atrativos naturais e monumentos que dão ao visitante várias alternativas de roteiros turísticos que vão muito além dos grandes eventos e da rota das cervejas artesanais.

Fundação Cultural e Centro de Informações Turisticas de Blumenau -Acervo Bumenau Convention Vale Euro

Pensando cada vez mais em divulgar o Vale Europeu e todos os seus atrativos, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau atua com objetivo de gerar negócios para o Vale Europeu, por meio da captação de recursos para realização de eventos regionais, nacionais e também internacionais, além de atrair turistas para os 14 municípios que fazem parte da associação.

Vista noturna de Blumenau – Foto Kako Waldrich
Vale Europeu – Turismo de Aventura – Acervo Bumenau Convention Vale Europeu
🔥190