“Queremos transformar Anita Garibaldi em mais um destino turístico da nossa região e, para isso, estamos investindo fortemente em infraestrutura, a exemplo da revitalização da Praça Paulino Granzotto e da construção da Rua Coberta Artur Barbosa Ramos, além da pavimentação asfáltica de ruas centrais. Obras que estão em processo de finalização e que aconteceram por meio da parceria com o Governo Estadual. Além disso, estamos desenvolvendo projetos para o turismo náutico.”

                                                           Prefeito João Cidinei da Silva

Situado na Serra Catarinense, o município de Anita Garibaldi é a Capital Catarinense dos Lagos. Este título foi concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para descrever a cidade rodeada por barragens de usinas de geração de energia hidrelétrica.

Com economia baseada na agricultura e na pecuária, Anita tem se destacado também em outros setores, um deles é o turismo. A natureza é esplêndida em todo o território, com o diferencial da beleza dos lagos, formando paisagens únicas e fomentando o turismo de aventura. Ressalta-se a preservação da cultura e da história local, presente em monumentos, na arquitetura e nos costumes da população.

A população é de 9.346 pessoas, as quais orgulham-se do nome forte que o município carrega. Desde o ano de emancipação, em 1961, as terras entre os rios Canoas e Pelotas receberam o nome de uma heroína: Anita Garibaldi. Mulher guerreira e destemida, que durante a Revolução Farroupilha passou pelo local que anos depois recebeu o seu nome. 

Um dos pontos turísticos da cidade é justamente o monumento em homenagem à Anita Garibaldi que, segundo informações do Observatório do Turismo de Santa Catarina, mostra a figura histórica “corajosa com espada na mão, bramindo o grito de guerra, erguendo bem alto a tocha da liberdade”.

Buscando este reconhecimento do valor histórico e turístico, a atual administração municipal, sob o comando do prefeito João Cidinei da Silva, tem trabalhado em prol do desenvolvimento do turismo local. O secretário de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos, Judemar Forest Junior, aponta os investimentos realizados no setor e destaca os pontos turísticos mais procurados pelos visitantes. “Recentemente, em trabalho conjunto com a Amures, foram mapeados pontos turísticos do nosso município, sendo mais de 40 locais e, com o passar do tempo, essa quantidade vem crescendo. Anita Garibaldi possui atrativos para descansar e se aventurar em meio a natureza, hospedagens aconchegantes, culinária típica e infraestruturas que preservam e contam a história do município”, completa.