Conhecido como a “Capital das Águas”, por apresentar 35 cachoeiras e 14 rios que nascem em seu território e também como o Portal da Serra Catarinense, o município de Bom Jardim da Serra possui paisagens de tirar o fôlego e tem se tornado um dos principais destinos turísticos da região, mas muito além das águas, o município vem atuando com o ecoturismo e turismo rural.

Seu território passou a ser colonizado no século XIX e era ponto estratégico dos tropeiros com destino ao litoral do Estado. Hoje, após 56 anos de emancipação, o município de Bom Jardim da Serra preserva sua história, cultura e tradição gaúcha, focando seu desenvolvimento econômico com o fomento ao turismo.

Este tem sido um grande desafio que a atual gestão municipal se comprometeu a encarar. De acordo com o diretor municipal de turismo, Benito Sbruzzi e a Secretária de Turismo Sandra Padilha, há toda uma movimentação e trabalho conjunto para fortalecer o turismo na cidade. “Bom Jardim da Serra é uma cidade extremamente promissora para a atividade turística e a parceria com as demais secretarias municipais para o desenvolvimento deste setor tem trazido bons resultados”, explicam Sandra e Benito. 

Os esforços da Secretaria de Turismo estão direcionados em qualificação da mão de obra e na revitalização da área central, das principais ruas e das entradas da cidade, além de mobilizar o setor privado, que precisa assumir um papel de destaque em parceria com o setor público e contribuir ativamente. Atualmente o município está finalizando diversas obras, através da Secretaria de Planejamento, como a construção de uma Casa de Apoio ao Agricultor, uma escola modelo com mais de 1200 metros quadrados e casas populares. Além disso, há obras em andamento, como a revitalização do centro e das calçadas. 

Outros projetos estão prestes a ser iniciados, como a revitalização do Parque de Exposições e da Cascata da Barrinha. O prefeito Pedro Ostetto tem como objetivo tornar a cidade mais acolhedora e atraente, tanto para os moradores quanto para os turistas. 

O que o turista encontra em Bom Jardim da Serra

A cidade oferece uma variedade de pontos turísticos imperdíveis, com destaque para os Cânions, Mirante da Serra do Rio do Rastro e o mirante Serra Parque, que proporcionam vistas privilegiadas dessa impressionante região.

Os visitantes têm a oportunidade de explorar os deslumbrantes cânions, como o grandioso cânion das Laranjeiras (Lado Norte e Lado Sul), o Cânion do Funil e o Cânion da Ronda.

Além disso, há o Perau dos Cabritos, o Pico do Rinoceronte e a Serra do Imaruí. A região é perfeita para o turismo de aventura e para a prática de trilhas a pé (trekking), que permitem desbravar a área e vivenciar experiências únicas. Além das baixas temperaturas encantadoras para os visitantes, é possível desfrutar de cavalgadas, contemplar o pôr do sol acompanhado de vinhos regionais, saborear o café tropeiro e mergulhar na cultura gastronômica da cidade.

Outras atrações incluem as Cascatas Rio Pelotas e da Barrinha. Esta última é um dos principais pontos turísticos da cidade e está passando por um processo de revitalização. “O apoio de agentes políticos, como os recursos destinados pela Deputada Federal Carmen Zanotto para a Cascata da Barrinha, é de suma importância para o desenvolvimento e a valorização da nossa região como um atrativo turístico”, afirma Sandra.

A Igreja Matriz e a praça central são outros pontos turísticos notáveis da cidade, onde ocorrem eventos como o Festival de Inverno e as celebrações de Páscoa, Natal e outros eventos festivos.

“Trabalhamos em sintonia com os anseios da Amures, que nos auxilia muito no desenvolvimento da nossa cidade, assim como de toda a Serra Catarinense. Acredito que a nossa região precisa ser colaborativa e participativa e, para isso, é necessário o envolvimento de todos, uma vez que o turismo não pode ser trabalhado de forma isolada e a união de esforços contribui significativamente para o desenvolvimento de toda a região”, conclui Benito