O município de Rancho Queimado possui naturalmente um grande potencial turístico. De clima temperado úmido tem suas estações bem definidas. Tem o charme do outono quando as folhas secas formam um cenário diferenciado e que sugere preparação para o frio que vem chegando. No frio do inverno, o chocolate quente, o pinhão, o vinho e a lareira transformam a estação mais fria do ano em aconchego e bem estar.

Casa do ex-governador Hercílio Luz -Foto Luiz Roberto Mariano e Cris Santos

Já a primavera vem trazendo a alegria da natureza despertando o colorido das flores próprias da estação que deixam qualquer pessoa animada, e com entusiasmo para encarar os dias compridos do verão. No verão o Natal faz Rancho Queimado reluzir e se encher de obras-primas feitas pelos artesãos locais nas feiras e nas lojas de artesanato.

Outro aspecto que faz Rancho Queimado ser um potencial turístico é sua localização. Com apenas 65 km de distância da capital Florianópolis, Rancho Queimado tem fácil acesso e conta com a BR-282 como principal rodovia. Rancho Queimado tem muito a oferecer, na cultura tem um povo hospitaleiro e cheio de tradições herdadas dos colonizadores alemães e dos tropeiros.

No ano de 1962 se torna município, e desde então tem sua economia baseada na agricultura e pecuária. No ano de 2001, depois de vingar a ideia do plantio de morangos, o município tornou-se através de lei estadual a Capital Catarinense do Morango por ser o maior produtor do estado. No setor turístico, pousadas, cafés coloniais, bistrôs, restaurantes e os mais diversos tipos de artesanatos, fazem o município se destacar na região.

Festival de Inverno e Festa do Morango

Rancho Queimado realiza muitos eventos durante o ano, divulgando atividades, serviços, produtos e a cultura local. O Festival de Inverno acontece no terceiro final de semana de julho e a Festa do Morango sempre no último final de semana de novembro.

Foto Luiz Roberto Mariano e Cris Santos
🔥57