A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, faz parte do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, uma associação civil de direito privado, dedicada a promover e fomentar o turismo da região.
A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, peculiaridades históricas e por seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos na pronta entrega, com grande variedade e qualidade a preços diretos de fábrica, tanto que o município ficou conhecido como o “Berço da Fiação Catarinense” e “Cidade dos Tecidos”, por ser onde se iniciou um dos maiores polos têxteis de Santa Catarina e do Brasil.

Prédio Prefeitura Municipal de Brusque / SC – Foto Ieda Funari

A Fenarreco é a maior festa de Brusque e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. Seus principais atrativos são os pratos a base de marreco como por exemplo, marreco com repolho roxo (ente mitrotkohl), além do chopp gelado e apresentações de grupos folclóricos e bandas alemãs.

Desfile de abertura da Fenarreco – Festa Nacional do Marreco – Brusque /SC

Além do comércio – o carro-chefe do turismo em Brusque – a cidade apresenta peculiaridades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses que fazem com que Brusque apresente características que só ela possui na gastronomia, arquitetura e aconchego de seu povo, que está sempre de braços abertos para receber o turista. As principais festas do município são o Festival da Cuca e a Fenarreco, que acontecem nos meses de Julho e Outubro, respectivamente.

Vista Panorâmica de Brusque / SC – Foto Flicker

Parque Internacional das Esculturas em Mármore Ilse Teske

Inaugurado em 2014, o Parque está implantado em uma área de 23 mil m² onde estão expostas, ao ar livre e em meio à natureza, 40 esculturas em mármore. O local reúne parte do acervo deixado por artistas renomados das edições do Simpósio Internacional de Esculturas de Brusque, que ocorreram de 2001 a 2007. O Parque reúne obras como a única feita em mármore pelo artista Amílcar de Castro, e a peça Tortura Nunca Mais, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e que faz alusão ao período de ditadura vivida no Brasil. O local é considerado o maior acervo de esculturas em mármore da América Latina.

Fonte: Brusque – os 60 e os 160: elementos da nossa história / Rosemari Glatz – Brusque: Ed. UNIFEBE, 2018.

Horário de visitação: diariamente das 9h às 21h
Localização: Rua Valentim Maurici – Centro 2 – Brusque/SC
Mais informações: (47) 3355-8157

Parque Internacional das Esculturas de Mármore Ilse Teske

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Azambuja que foi elevado à dignidade de Santuário Episcopal em 01 de setembro de 1905, sendo o primeiro de Santa Catarina. E é considerado um ponto de parada obrigatório de turistas de todo o Brasil que pagam promessas e fazem pedidos à Santa ou apenas querem conhecer o local que ainda conta com o Morro do Rosário, Gruta de Azambuja e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. Instalada em pleno coração do Vale do Azambuja, a Igreja é um importante local de peregrinação e parte significativa da identidade de Brusque, por sua arquitetura e representação de fé católica.

Fonte: Brusque – os 60 e os 160: elementos da nossa história / Rosemari Glatz – Brusque: Ed. UNIFEBE, 2018.
Horário de visitação: diariamente das 7h às 20h
Missas –  Segunda a Sexta: 19h / Sábados: 16h e 19h / Domingos: 06h; 08h30; 10h30; 16h e 19h

Localização: R. Azambuja, 1076 – Azambuja, Brusque/SC
Mais informações: (47) 3351-4992

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque

Descrição: A Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque, conhecida como Parque Ecológico e Zoobotânico, foi inaugurada no dia 19 de setembro de 1992. Localizado em uma região estratégica da cidade, está inserido em meio a uma área de vegetação específica da região, que forma um corredor ecológico que liga a cidade, do bairro Guarani, até o município de Guabiruba.

Mais que opção de turismo, o Parque trabalha para conservar espécies. O lugar é centro de pesquisas científicas e acolhe animais silvestres vítimas de agressão e até mesmo animais livres se abrigam e se reproduzem no lugar.  O Zoo abriga cerca de 650 animais de 135 espécies, também possui um Orquidário–Bromeliário piramidal com 9 metros de altura

Uma trilha pavimentada de 3.200 metros, toda à sombra, fica entre os recintos dos animais que conferem uma beleza ímpar ao lugar e é uma boa opção de passeio.

Fonte: Brusque – os 60 e os 160: elementos da nossa história / Rosemari Glatz – Brusque: Ed. UNIFEBE, 2018.

Horário de visitação:
Segunda a Sábado das 8h às 17h30

Localização: Praça da Bandeira, 45 – Centro 1, Brusque/SC
Mais informações: (47) 3351-1481

Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque / SC

Informações!
E-mail: contato@valedosteares.com
WhatsApp: +55 47 3049-1007

🔥209
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.