A cidade de Bom Retiro, a pouco mais de 100km de Florianópolis, subindo a BR-282, é o Portal da Serra Catarinense e com esse título vem abraçando grande parte dos turistas, que por aqui passam rumo as cidades já reconhecidas nacionalmente pelo frio, hospedagem e belezas naturais. Nessa corrente significativa de crescimento do fluxo de turistas, a cidade está investindo em planejamento estratégico para receber e atender bem, cada vez mais, as pessoas em busca das belezas naturais oferecidas, algo que a cidade tem de sobra, sendo um dos municípios com a maior quantidade de potenciais atrativos da região.

Cachoeira da Serrinha

O Potencial Turístico do Município de Bom Retiro não difere do restante da região Serrana de Santa Catarina, contando com inúmeras belezas naturais como: montanhas, planaltos, campos, matas preservadas e platores. Dessa diversidade geográfica fluem vários Rios e Riachos, formando uma cadeia de cachoeiras ricas em beleza.

As cachoeiras fazem parte do patrimônio natural do município e através do crescimento do Turismo Ecológico e de Natureza, estão se tornando parte fundamental no fomento dessa atividade na região. Cada vez mais o município está entrando na rota do Ecoturismo, recebendo visitantes de diversas regiões do Brasil e do Mundo, praticantes de Trekking, Mountain Bike, Moto Trilhas e Cavalgadas.

Praça 7 de Setembro – Foto Flávio Roberto Deucher

Algumas das cachoeiras são de beleza única em meio a mata nativa, garantindo diversão e aventura aos turistas que procuram o contato com a natureza. São várias as opções, desde trilhas mais simples e de fácil acesso, até percursos mais difíceis e longos, exigindo um pouco mais de perícia dos aventureiros. Todos os acessos são sinalizados com placas indicativas, facilitando a localização dos visitantes.

A Rampa de Voo Livre Leão Baio, no alto da Montanha da Neve (Serra do Gato do Mato), divisor de águas do Estado de Santa Catarina, com 1250mt de altitude a 6km do centro da cidade, é provavelmente a vista mais bonita da região e tem acesso livre aos visitantes.

Serra Gato do Mato – Foto Flávio Roberto Deucher

Ainda são poucas as pousadas no entorno da cidade, mas são de alta qualidade e localização privilegiada, com um atendimento exemplar, como o Caminho das Nuvens, o Curucaca Hotel Brasil, a Pouso na Serra, a Pousada Trinca Ferro, a Thera, a Pousada Bracatinga, a Fazenda Santa Luzia e a Colinas da Serra. Algumas novas estão em fase de construção e logo farão parte da rede hoteleira do município.

Outro atrativo com crescimento exponencial é o Turismo Rural, onde o turista vivência o dia a dia da família do campo, degustando um bom café colonial, aproveitando o ecoturismo em trilhas e cachoeiras espalhadas pelo município.

 

O Município ainda provém de vários atrativos que renderiam muitas linhas, entre eles a extração do Mel de Melato de Bracatinga e a visita as vinícolas do município, podendo acompanhar a fabricação e degustar ótimos vinhos, que são marca registrada em qualidade. Também destaca-se a presença do Museu do Imigrante Alemão, contando a história da colonização da região. Por fim, as Cavalgadas, que movimentam centenas de cavaleiros, passando pelos locais mais bonitos do município, normalmente em eventos com calendário fixo.

 

 

🔥430