A cidade é reconhecida como a Capital Nacional da Dança, por sediar o Festival de Dança de Joinville – o maior do mundo, de acordo com o Guiness Book – e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única extensão estrangeira, no mundo, do conceituado Teatro Bolshoi da Rússia.

Teatro Bolshoi do Brasil – Quebra Nozes – Foto Nilson Bastian

O espírito alegre de Joinville está presente em suas festas que são marcas registradas da cidade e celebram suas tradições culturais. Entre os principais eventos, destaque para a Festa das Flores – a festa oficial da cidade e mais antiga festa de flores do Brasil, reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina.

Já para quem aprecia a natureza, a área rural de Joinville reserva lindas paisagens com muito verde, rios e cachoeiras, além de opções de roteiros de cicloturismo.
Do lado oposto à serra, a cidade é abraçada pela Baía da Babitonga, onde é possível desfrutar o turismo náutico e saborear a gastronomia à base de frutos do mar.

Rica em contrastes e sempre convidativa, Joinville é destino obrigatório para públicos de todos os estilos e idades.

Baia da Babitonga – Joinville / SC – Foto Moniky Hoffmann

Integrante da Região Turística Caminho dos Príncipes, Joinville é a porta de entrada do litoral norte catarinense, com fácil acesso pela BR 101 e, também, pelas rodovias SC 301 e SC 413.

Está localizada a 180 quilômetros da capital Florianópolis (SC) e a 130 quilômetros da capital Curitiba (PR).

Rua das Palmeiras – Joinville / SC – Acervo Caminho dos Principes

Além do terminal rodoviário, conta com seu próprio terminal aéreo, o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, onde operam as principais companhias aéreas nacionais. Também tem fácil acesso a outros importantes aeroportos, o de Navegantes (SC) e Curitiba.

Atrativos

Na área urbana, os visitantes são convidados a ingressar em uma viagem pela história e cultura da cidade, registradas em museus e locais emblemáticos como a Rua das Palmeiras, o Mirante de Joinville, o Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM) e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Para quem aprecia a natureza, a área rural é dividida em cinco regiões principais: Piraí, Quiriri, Estrada Dona Francisca, Estrada da Ilha e Estrada Bonita. Cada região traz características específicas e, em todos elas, o público encontra lindas paisagens, muito verde, rios, cachoeiras, flores e espaços convidativos para a prática de atividades ao ar livre, além de delícias coloniais típicas.

Outro atrativo é a Baía da Babitonga, maior baía navegável de Santa Catarina. Passeios de barco, atividades náuticas, gastronomia à base de peixes e frutos do mar, além do cenário exuberante, são algumas das atrações oferecidas em diferentes regiões da orla marítima.

O que visitar

Mirante de Joinville
Localizado no ponto mais alto do Morro da Boa Vista, o Mirante de Joinville possui 14,5 metros de altura e proporciona vista 360º da cidade, abrangendo toda a área central, o deslumbrante verde da Serra do Mar e a reluzente Baía da Babitonga.

O acesso é gratuito, e pode ser feito a pé, de bicicleta e por linhas exclusivas de ônibus que partem do Terminal Central.
Horário: todos os dias, das 6h às 20h
Rua Pastor Guilherme Rau, s/n / (47) 3453-0177 / Joinville/SC

Mirante de Joinville – Morro da Boa Vista – Acervo Caminho dos Principes

Parque Zoobotânico

Está localizado em Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) no Morro da Boa Vista. O parque reúne atrativos como trilha ecológica e abriga cerca de 160 animais, entre répteis, pássaros e mamíferos. Também oferece parque infantil, quiosques para piquenique e ampla área verde para caminhadas e atividades ao ar livre. Na entrada do Parque Zoobotânico, o visitante conta com uma Central de Atendimento ao Turismo (CAT).
Rua Pastor Guilherme Rau, s/n° / (47) 3433-1230 / Joinville/SC

Parque Zoobotânico – Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) – Morro da Boa Vista – Joinville / SC

Mercado Público Municipal

O tradicional ponto de encontro oferece gastronomia, produtos e serviços diferenciados. Além dos restaurantes e choperias, reúne lojas de produtos naturais, especiarias, açougue, peixaria, artesanato regional e barbearia. Aos sábados, música ao vivo anima o local e reúne grande público.
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados das 7h às 13h.
Av. Dr. Paulo Medeiros, s/n – Centro / Joinville/SC

Mercado Público Joinville / SC – Acervo Caminho dos Principes

Barco Príncipe

O passeio contempla um bate-volta pela Baía da Babitonga, no litoral do estado. O tour parte diariamente do píer no bairro Espinheiros, em Joinville, e segue até a cidade histórica de São Francisco do Sul. A bordo os passageiros contam com serviço de bordo e atrações culturais.
Rua Pref. Baltazar Buschle, 3870 / (47) 3455-4444 / Joinville/SC

Joinville / SC – Baia da Babitonga – Arquivo Fundação Turistica
🔥126
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.