O Litoral Norte Gaúcho deverá formalizar em breve a rota turística “Triângulo das Águas”, que está sendo desenvolvida por empresários e associações dos municípios de Tramandaí, Imbé e Osório. A Ideia é organizar e potencializar a exploração sustentável das belezas naturais das lagoas e atrativos naturais nos três municípios bem como serviços turísticos ligados à sustentabilidade e que promovam o uso turístico de forma equilibrada com o desenvolvimento ambiental. 

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório

A ideia surgiu através da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Osório, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tramandaí e Imbé, a Agência Litoral de Desenvolvimento, juntamente com as secretarias de turismo dos três municípios e conta com o apoio das prefeituras municipais, da OSC (Organização da Sociedade Civil) Ação Nascente Maquiné e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí.  

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório – Foto Moisés Trindade

A Rota Turística “Triângulo das Águas” contemplará os atrativos naturais dos três municípios incluindo as Lagoas do Marcelino, Peixoto, Pinguela, Palmital, do Passo, Rio Tramandaí, a Laguna de Tramandaí e Armazém, Lagoa das Custódias e demais lagoas localizadas no entorno dos Municípios além da encosta da Serra em Osório, com o Morro da Borrússia, a faixa de praia, o Horto Florestal do Litoral Norte, entre outros.  

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório

Em 2020 ocorreram diversos encontros entre empresários do segmento do turismo e de aventura, juntamente com representantes de associações de esportes, a sociedade civil e o poder público. A Organização já conta com 25 empresas, associações e escolas de esportes náuticos mobilizadas, como exemplo na canoagem, kitesurf, surf, ciclismo, stand up padle, entre outras.

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório

A iniciativa visa ampliar a qualificação dos serviços prestados e ser um instrumento de divulgação e organização do turismo sustentável. Atrativos ligados ao turismo rural dos três municípios com foco em base comunitária também já estão sendo sensibilizados à fazerem parte desta iniciativa como a observação de fauna e da pesca cooperativa na Barra do Tramandaí entre botos e pescadores, assim como outros.

Neste sentido uma das ações que deverá ser lançada ainda neste verão é um material para observação de aves que habitam a região, uma espécie de guia de bolso realizado em parceria com pesquisadores do Ceclimar/UFRGS e com o patrocínio da Websul. 

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório Foto Moisés Trindade

Um dos empresários envolvidos na consolidação desta nova rota é o Turismólogo Tiago Lucas Corrêa, diretor da Expedições Jamboo, que já realiza projetos e atividades de turismo sustentável na Bacia do Tramandaí.  Segundo ele “A Rota irá aproveitar esses atrativos naturais promovendo uma organização unificada, entre poder público e iniciativa privada. Hoje não há uma organização formal destes segmentos nesses municípios, tem muita gente que vem e pratica por conta própria e outras que não vem por que não tem acesso aos prestadores de serviços. Com este trabalho promoveremos as atividades e estimularemos a sustentabilidade”. 

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório – Divulgação

A Rota fomentará eventos como ciclismo, triathlon, caminhadas, grupos de corridas, esportes náuticos limpos nas lagoas e mar, trazendo uma perspectiva de saúde e bem estar numa das regiões que mais crescem no estado e no país, valorizando o comércio e empreendedores locais; qualificando a oferta de serviços que comporá o menu de atividades para visitantes e moradores, incentivando a cultura de sustentabilidade de fato, tão necessária para o desenvolvimento ordenado destes municípios. 

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório

Marcelo Marques, presidente da CDL, acredita que estamos no caminho da realização de um sonho. “Transformar nossas cidades em referências de turismo de natureza durante o ano inteiro vai fomentar a economia local, proporcionando o crescimento do nosso empreendedor, gerando emprego e renda para a população”!

Para Tiago Antolini, Presidente da ACIO Osório (Associação Comercial e Industrial de Osório), “a localização geográfica é um fator de extrema relevância. Estamos próximo da Capital (menos de 100Km), próximo do Mar e da Serra. O Litoral Norte Gaúcho, em especial a Região do “Triângulo das Águas” possui belezas naturais que devem ser conhecidas pelos Turistas. Não precisamos ir longe para ver uma linda Cachoeira, um pôr do sol magnífico.”

Triângulo das Águas – Imbé, Tramandai e Osório

 A expectativa é que o “Triângulo das Águas” garanta mais renda e  empregos nas três cidades. Trabalhando de forma coordenada se ampliarão os negócios e as potencialidades de geração de emprego e renda para a comunidade local. São previstos cursos de qualificação para condutores turísticos, melhoria da mão de obra especializada para equipamentos além de uma gama de serviços indiretos que passarão a ocorrer devido ao aumento destes tipos de atividades. 

Triângulo das Águas – Imbé,Tramandai e Osório Foto Moisés- rindade

O Grupo envolvido no projeto está aberto à participação de mais empresas e entidades. Os interessados podem entrar em contato com a comissão organizadora junto à CDL de Tramandaí e Imbé ou à ACIO – Associação Comercial e Industrial de Osório.

🔥137