Situado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, Machadinho é uma cidade rica em fauna e flora, com natureza e vistas exuberantes. A cidade também possui uma das melhores águas termais do Brasil. Com propriedades medicinais que brotam de suas fontes com temperaturas de 46*C.

Cachaçaria Acanhadinha – Machadinho / RS

A sua história remonta ao ano de 1893 quando o Rio Grande vivia convulsionado pela revolução e o capitão Gomercindo Saraiva, com suas legiões, veio transpor o rio Uruguai. Desse modo, o Capitão Gomercindo Saraiva estava pondo os pés e abrigando-se no solo Machadinhense. Pelas picadas abertas por Gomercindo Saraiva, começaram a chegar os primeiros moradores, dentre eles o Sr. Manoel Machado de Campos, em 1901. Deste, vem a origem do nome de nosso município, sendo o mesmo, homem popular e de bondade, de baixa estatura, apelidado pelos amigos de “Machadinho”.

Parque Invernada dos Macacos – Machadinho / RS

Machadinho hoje conta com um riquíssimo balneário de águas termais situado em um espaço de 98 mil metros quadrados, também conta com nove pontos turísticos oficiais todos eles focados em atender bem e garantir ao visitante ótimos momentos de lazer, além de lugares sensacionais, também dispõe de meios de hospedagem variados desde camping, cabanas, pousadas, apart hotel e hotéis de alto padrão.

Museu Alma Campeira – Machadinho / RS

Machadinho recebe turista o ano todo, seja inverno ou verão, as piscinas com águas termais estão sempre abertas, muitos eventos são realizados na cidade tais como Encantos de Páscoa, eventos natalinos, Velocroos, Trilha do Lago, Ciclo turismo, Femuca, Festchêmate, Festa do Havaí, Exposição de Carros Antigos, eventos gospel, Festa das Cores e muito mais.

Termas de Machadinho, um dos principais destinos do termalismo no Brasil

O Parque Aquático Termas Machadinho foi inaugurado em abril de 2004, se localiza a 2 km do centro da cidade, ligado por asfalto acompanhado de um calçadão para caminhadas.

Termas de Machadinho / RS

As águas termais naturais que chegam às piscinas saem das fontes a uma temperatura de cerca de 40°C, porém ao ir passando pelas piscinas, vão perdendo calor, as piscinas internas são mais quentes e as externas tem temperaturas mais amenas.

Termas de Machadinho / RS

O parque Termas de Machadinho tem piscinas com diferentes profundidades e estilos, coberta, ao ar livre, infantil e adulto, rampa molhada, toboguinho, piscina tropical, bar molhado, vestiários, restaurantes, e área de lazer com mesas e churrasqueiras, numa área de 98.000m².

Termas de Machadinho / RS

Outros atrativos turísticos de Machadinho

A Cachaçaria Acanhadinha é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e harmonia, além de provar deliciosos licores de alambique, os visitantes podem admirar a beleza do local através das trilhas maravilhosas em um passeio a trator. Localizado à 2 km do centro de Machadinho.


Informações e reservas:

(54) 99658 9084 (54) 9 9903 6467 

Cachaçaria Acanhadinha – Machadinho / RS

A Cascata do Tigre está localizada a 6 km do balneário. Lá você estará em contato direto com a natureza. O local conta com trilha ecológica, caverna tematizada, estacionamento privativo, quiosques, mesas e churrasqueiras.

Cascata do Tigre – Machadinho / RS

A Chácara Brilho do Sol proporciona ao visitante experiências únicas de beleza e sabores. Produz frutas e hortaliças especiais como: Alface, rúcula e agrião hidropônicos; morango, tomates tipo salada e grape, melões cantaloupe e espanhol.

Informações: 

(54) 9 9214 3625 (54) 9 9214 3343 

Chácara Brilho do Sol – Machadinho / RS

Único do estado do RS, o Mirante e Museu Torres foi estruturado no interior da torre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, oferece uma aventura cultural inesquecível e uma vista panorâmica espetacular.

Vista áerea Museu e Mirante Torres – Machadinho / RS

Frei Teófilo foi nomeado em 1943, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Machadinho, tomando em suas mãos a orientação religiosa do povo. Deixou sua marca na história econômica, política e educacional, sendo co-responsável  pela construção e emancipação do município, tornando-se a personalidade mais importante de Machadinho. Como forma de gratidão foi imortalizado pelo povo machadinhense.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e Estátua Frei Teófilo – Machadinho / RS

Localizado no centro da cidade, o Museu Alma Campeira possuiu artigos usados pelos antepassados, máquinas e equipamentos que fizeram parte da história do município, cenários com esculturas que retratam a vida campeira.

A38 – Museu Alma Campeira – Machadinho – RS – Divulgação

O Parque Invernada dos Macacos é uma propriedade particular estruturada para receber os aventureiros que visitam o norte do Rio Grande do Sul. É considerado um dos melhores locais para a pratica de turismo de aventura do sul do Brasil. 

Informações e reservas:

(54) 9 9985 3653

Parque Invernada dos Macacos – Machadinho / RS

No Pesque & Pague você encontra peixes de várias espécies e seus pratos típicos, passeios no lago, área de camping, salão de festas, mesas, churrasqueiras e estacionamento privativo. Um local tematizado com ilhas, passarela e serpente marinha, está localizado apenas a 500m do centro da cidade.

Informações e reservas:

 (54) 9 9902-5751

Pesque e Pague – Machadinho / RS

Erva Mate Cambona. Conheça o processo de fabricação da tão famosa erva-mate e tenha uma experiência incrível. Ervateira está localizada à 800 metros do centro da cidade.

Erva Mate Cambona – Machadinho – RS

O Balneário de Águas Superficiais Formaio está localizado a 12 km da cidade, no Rio Inhandava com ampla área para banho e prática de esportes radicais (rafting), estruturas de quiosque e área para camping. Funcionamento diário.  

Informações e reservas:

(54) 99949-3093

🔥273