O balneário está localizado em Palhoça, Santa Catarina, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiroque é uma APA (Área de Preservação Ambiental) e conta com aproximadamente 400 moradores, a maioria artesãos, pescadores e surfistas, tem proximidade com as praias da Pinheira, do Sonho e Enseada do Brito, tem 3 trilhas: Trilha do Pontão, da Pedra do Urubu e da Prainha, todas de fácil acesso.

Praia Guarda do Embaú – Palhoça / SC – Foto Ieda Funari

Guarda do Embaú é considerada uma das mais belas praias do Brasil. Para se chegar à Praia com 6 km de extensão, é preciso atravessar o Rio Madre, em pequenas embarcações, outra opção é nadando ou então seguir a pé por uma trilha. Essa paradisíaca Praia, considerada o paraíso dos surfistas, apresenta condições perfeitas para a prática do surf e é a 9º reserva mundial do surf.  Portanto, se você busca um destino de natureza, com clima descontraído e relax, este destino é para você!

Praia Guarda do Embaú – Palhoça / SC- Foto Sectur Palhoça

Vista do alto a Guarda do Embaú é um paraíso natural cercado por águas límpidas, areias brancas e belíssimas montanhas. Cenário ideal para a prática de esportes náuticos ou para simplesmente se bronzear e apreciar a beleza incomparável desta Praia que atrai milhares de visitantes todos os anos.

Segundo os antigos, a Guarda do Embaú possui um tesouro que teria sido enterrado na localidade por um capitão de um navio perseguido por piratas. O tesouro estaria “guardado em um baú”. Ela está entre as melhores praias do Brasil para a prática de surf, fazendo jus ao título e à fama de ondas perfeitas.

Praia Guarda do Embaú – Palhoça / SC – Foto Ieda Funari

São muitas as praias de Palhoça, águas límpidas, areias brancas e cercadas por montanhas, cada uma delas com suas particularidades.  Praia do Maço, Vale do Utopia, Guarda do Embaú, Enseada do Brito, Praia da Pinheira (Praia de Cima e Praia de Baixo), Praia do Mar Aberto, Praia de Fora, Praia da Ponta do Papagaio e Praia do Sonho. Abaixo destacamos algumas delas:

Praia Guarda do Embaú – Palhoça / SC

Enseada do Brito, criação de ostras e forte tradição açoriana

Quem quer conhecer um pouco sobre criação de ostras e a forte tradição açoriana da região deve fazer um passeio pela Enseada do Brito.

Praia da Pinheira, muito verde e uma paisagem encantadora

É uma das praias mais frequentadas de Palhoça, recebendo grande fluxo de turistas de outros Estados. É composta por duas praias, A Praia de Baixo ou Praia da Vila e a Praia de Cima. A Praia da Vila como é conhecida pela colônia de pescadores, também oferece boa estrutura aos turistas e preserva viva a cultura e a tradição açoriana.

Praia da Pinheira – Palhoça /SC

Praia da Ponta do Papagaio, uma das mais belas praias do litoral brasileiro

O nome, segundo depoimento dos moradores mais antigos, originou-se porque antigamente o local era um viveiro natural de pássaros, entre eles vários papagaios. 

A Ponta do Papagaio situa-se no continente sul de Florianópolis, num cenário deslumbrante. Ao sul descortina-se a bela Enseada da Pinheira, ao norte a Praia do Sonho e em direção ao mar as Ilhas dos Papagaios, a Ilhota da Fortaleza, o sul da Ilha de Santa Catarina e a Praia de Naufragados.

Ponta do Papagaio Embaú – Palhoça / SC

Praia do Sonho, opção de banhos em águas calmas e mar grosso

A Praia do Sonho é a única do município de Palhoça com duas frentes para o mar (norte e leste), e oferece opção de banhos em águas calmas e mar grosso.

Da Praia do Sonho é possível avistar a Ilhota de Araçatuba, onde está localizado a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e as Ilhas Três Irmãs.

Praia do Sonho – Palhoça / SC

Com tanta beleza vale a pena conhecer este paraíso localizado no sul do Brasil.

🔥148