Bombinhas, cercada de baías, costões, matas e várias enseadas, possui 39 belas praias, com as mais diversas características: de águas tranquilas e piscinas naturais, com grandes ondas, agrestes e urbanizadas.

Vista do Mirante do Morro do Macaco – Bombinhas / SC – Foto Keli Benvegnú

Além de todo esse patrimônio natural, a cultura açoriana ainda está presente na vida da população, assim como a pesca artesanal e a maricultura, deixando a cidade ainda mais encantadora.

Praia do Canto Grande Mar de Fora – Bombinhas / SC

Praia de Bombas, uma das praias mais movimentadas e procuradas na alta temporada de verão

A Praia de Bombas dá as boas vindas aos visitantes de Bombinhas, pois é primeira praia a ser avistada ao chegar à cidade. Bombas também é uma das praias mais movimentadas e procuradas na alta temporada de verão e concentra grande quantidade de comércio e serviços. O nome Bombas deriva-se do fato do som produzido pelo bater de suas ondas.

Praia de Bombas – Bombinhas / SC

O mar de águas cristalinas é tranquilo na maior parte do tempo, mas exige atenção dos banhistas, principalmente próximo ao costão esquerdo, onde a formação de ondas em determinados dias permite a prática do surfe.

Praia de Bombas – Bombinhas / SC

Antigamente chamada de Praia Grande, em razão de sua extensão de aproximadamente 2 quilômetros, Bombas ainda é um reduto da pesca artesanal. Ao longo da praia, encontram-se vários ranchos de pesca, que guardam as centenárias canoas-de-um-pau-só, ainda utilizadas no período de maio a julho durante a temporada da tradicional Pesca Artesanal da Tainha.

Praia de Bombas – Bombinhas / SC – Foto Keli Benvegnú

Toda a extensão da Praia de Bombas conta também com um calçadão que permite caminhadas e passeios de bicicleta com conforto e segurança. Sinalizado e iluminado o calçadão também proporciona a prática de atividades noturnas.

Com aproximadamente 200m de areia fina, rochedos e águas cristalinas, que se misturam em tons de verde e azul, a Praia da Tainha é uma praia paradisíaca em meio à mata e costões.

Praia de Bombas – Bombinhas / SC

Localizada no extremo sul da península, ganhou esse nome por ser um excelente ponto para a pesca do peixe tão apreciado na região. A partir dela também é possível avistar golfinhos e baleias

O acesso à Praia pode ser feito de carro por uma estrada de terra ou a pé, por uma trilha que tem início na Rua Jequitibá, próximo ao Trapiche da Praia de Canto Grande Mar de Dentro. De dificuldade média, a trilha tem cerca de 2 km até chegar à Praia da Tainha.

A28 – Praia de Bombas – Bombinhas – SC – Foto – Murilo Tridapalli

Praia de Mariscal, águas cristalinas, areias brancas e finas, à base de cristais de quartzo

Mariscal é uma ótima opção para quem busca mais espaço na areia. O nome faz alusão à grande quantidade de mariscos encontrada nos costões da Praia, que possui águas cristalinas e areias brancas e finas, à base de cristais de quartzo. Suas ondas de médio porte (2 a 6 pés) atraem muitos surfistas.

Praia de Mariscal – Bombinhas / SC

A Praia de Mariscal divide a faixa de areia com a Praia de Canto Grande Mar de Fora. Juntas, as duas somam mais de 4km de extensão.
A orla é emoldurada pela vegetação de restinga preservada, tornando a paisagem uma verdadeira pintura.

Praia de Mariscal – Bombinhas / SC

A praia fica em um bairro de mesmo nome, criado no final da década de 70, cujas ruas possuem nome de pedras.
O bairro conta com uma boa estrutura de bares, restaurantes e pousadas. A Praia de Mariscal é margeada pela Avenida Água Marinha, que foi reurbanizada e conta com estacionamento, ciclovia, praça e espaços de lazer. O trecho de 450m de extensão está certificado com a Bandeira Azul.

Praia de Mariscal – Bombinhas / SC

A praia possui banheiros públicos, acessibilidade, serviço de guarda-vidas das 7h30 às 19h30, mar com condições de balneabilidade, cuidados com as áreas sensíveis e resíduos sólidos, atividades de educação ambiental e um código de conduta a ser seguido por todos os usuários.

Praia de Mariscal – Bombinhas / SC

Praia de Quatro Ilhas, propícia para a prática de snorkeling e stand up paddle

Quatro Ilhas é chamada pelos moradores mais antigos de Praia de Fora e possui 1.016,56m de extensão.

É uma praia muito procurada por jovens e também por famílias. Nos seus pouco mais de 1km de extensão, possui características distintas nas duas pontas. No costão esquerdo a água é mais calma e propícia para a prática de atividades como snorkeling e stand up paddle. O costão direito é mais procurado por surfistas pelas belas ondas.

Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas / SC

A parte esquerda é ocupada por restaurantes, quiosques e meios de hospedagem, já seu extremo direito é completamente preservado e possui uma trilha circular e leve. Contém passarelas que dão acesso à praia passando por cima das dunas vegetadas.

Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas / SC

A praia leva esse nome por avistar-se dela quatro ilhas oceânicas, da esquerda para a direita, nesta ordem: Galé, Deserta, Arvoredo e Macuco. As Ilhas das Galé, Deserta e Arvoredo, são as que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, juntamente com o Calhau de São Pedro (formações rochosas que também podem ser avistadas da Praia de Quatro Ilhas, à direita da Ilha do Arvoredo).

Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas / SC – Foto Kelli Benvegnú

A praia também é conhecida pela Cruz da Praia de Fora. Contam os moradores que dois pescadores encontraram a cruz no mar e ficaram na areia. Após este feito, houve um grande cerco de tainhas (pesca artesanal).

Na Praia de Quatro Ilhas também se encontra a Praça Mirante das Ilhas, com parquinho infantil, academia ao ar livre, pergolaro e mirante para apreciar a vista.

Praia de Quatro Ilhas ao amanhecer – Bombinhas / SC – Foto Amanda Weber

Quatro Ilhas possui  banheiros públicos, acessibilidade, serviço de guarda-vidas das 7h30 às 19h30, mar com condições de balneabilidade, cuidados com as áreas sensíveis e resíduos sólidos, atividades de educação ambiental e um código de conduta a ser seguido por todos os usuários. O trecho de extensão da praia está certificado com a Bandeira Azul.

Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas / SC – Foto Keli Benvegnú.jpg
Praia de Bombas -Bombinhas / SC
🔥768