São Francisco do Sul é uma cidade repleta de atrativos naturais e histórico-culturais. O turismo é uma das principais partes de movimentação da economia. No entanto, em épocas de Covid-19 (coronavírus), a orientação é que o cidadão, seja ele morador, turista ou veranista, fique em casa, em sua cidade e residência. Esta é a diretriz para o momento atual em que o Brasil e o mundo vivem, mas o setor de turismo também deve estar atento para planejar e movimentar o ramo no pós-covid. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Turismo criou o Plano de Retomada Pós-Covid.

 

De acordo com a secretária de Turismo, Jamille Douat, o objetivo do município não é estimular a visitação agora, mas planejar e conversar com hotéis, bares, restaurantes e demais envolvidos na temática para a realização de um plano pós-coronavírus. “Vamos trabalhar com cinco linhas de estratégia, focando muito no turismo de natureza, no cidadão francisquense que precisa conhecer melhor sua cidade e também em campanhas de qualificação e promoção do turismo interno. Vamos apresentar o Plano na quinta, queremos ouvir as ideias e mostrar a situação atual e as tendências para quando a pandemia acalmar”, ressalta.

 

O objetivo do Plano é contribuir para a retomada da atividade turística no município por meio de ações integradas do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada. “Dessa forma, esperamos fomentar a recuperação econômica da cadeia produtiva do turismo local. Nossa cidade é maravilhosa e turística, mas devemos estar atentos a maneira com que o turismo vai se comportar após todo esse período diferente que vivemos”, afirma Jamille. No Plano, são citados como pontos fortes a diversidade de paisagens e atrativos do município, as opções de passeio ao ar livre, a localização estratégica e o funcionamento dos empreendimentos turísticos.

Barco do Pirata – São Francisco do Sul / SC
Trabalhos internos e valorização de novos espaços continuam no Turismo

Assim como nas demais cidades do país e do mundo, São Francisco do Sul foi afetada diretamente no setor turístico. A Prefeitura teve que cancelar eventos como Festilha, Encontro de Motos e Festival Gastronômico para evitar a propagação do coronavírus. Enquanto isso, a Secretaria de Turismo seguiu com a organização interna, especialmente das Políticas Públicas de Turismo, à exemplo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), iniciado em agosto de 2019 que acaba de ser finalizado pela empresa de consultoria responsável e aprovado pelo Conselho de Turismo e que deverá ser entregue à cadeia produtiva do turismo no próximo mês.

 

Entre os trabalhos, estão também os investimentos em infraestrutura turística. De acordo com Jamille, projetos como a pavimentação da orla do Ervino e da Avenida das Dunas, na Praia Grande, são diretamente ligados ao turismo. Sem falar também da recuperação da estrada do Forte e do deck de acesso à praia na localidade. “O morador e o turista que nos visitam terão mais opções para atividades ao ar livre, prática de esportes ou apenas contemplação. Tivemos sim alguns contratempos e o setor vem sofrendo bastante por conta do coronavírus, mas seguimos com a nossa estruturação e acreditando que tudo isto vai passar e teremos o melhor do turismo em São Chico”, ressalta.

Pôr do sol – Centro Historico – São Francisco do Sul / SC

Outro segmento que foi amplamente discutido e incluído pensando no bem-estar da população, inclusive oportunizando a atração de mais um segmento de mercado formado pelos portadores de necessidades especiais, foi o Rota Acessível, projeto de acessibilidade no Centro Histórico. A iniciativa consiste na aplicação de calçada com placas pré-moldadas em concreto em trecho do Centro com sinalização tátil. A obra, que já está 70% executada, começa no Terminal Valter Gama Lobo, passa pelo Museu Histórico Prefeito José Schmidt e segue pela orla até o Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, subindo pela Rua Almirante Guilhem até a Benjamin Constant, ao longo do Morro do Pega Unha, e fechando um circuito ao chegar à Rua Sete de Setembro.

 

🔥180