O trabalho de pesquisa e exposição “Coxilha Rica – De Lajens a Lages”, trata da visão dos alunos Ana Clara Anacleto, Andrigo Borges e Scheila de Souza do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unifacvest, que encantados com a paisagem única do local se aventuraram durante meses para registrar a arquitetura histórica, que ajuda a contar a história dessa região esplendorosa.

Fazenda Cruz e Malta – Fundação 1912

A Coxilha Rica, localizada na cidade de Lages/SC, cobre cerca de 100 quilômetros quadrados de área rural, situada em um planalto de 1.000 metros acima do nível do mar, sendo a primeira via terrestre de ligação entre o sul e sudeste do Brasil, roteiro que ficou conhecido como o Caminho das Tropas, traçada no século XVIII. Pela região, os tropeiros levavam gado do Rio Grande do Sul a São Paulo (Sorocaba) e sul de Minas Gerais.

 

Foram capturadas imagens de fazendas, que geralmente são destinadas a criação de gado que se utilizam do pasto natural, tendo a pecuária como principal atividade econômica, a região concentra a maior variedade de raças bovinas de corte do Brasil. Devido a arquitetura de maioria colonial luso-brasileira, a união deste fator com a paisagem abundante em verdes campos torna a fotografia peculiar e encantadora.

 

Os acadêmicos tiveram um olhar sensível não só a cada detalhe arquitetônico- as pedras, as janelas, os lambrequins- mas também para as pessoas, os proprietários, os caseiros e suas histórias e costumes que enriquecem e dão vida a esse lugar tão especial.

A maioria das fazendas apresentadas são centenárias, guardando em suas paredes espessas de pedra, muita história e demonstrando técnicas construtivas eficazes e duradouras.

Cada casarão tem sua peculiaridade e personalidade, demonstrada através de seus ricos detalhes.
Fica o convite para percorremos juntos os caminhos da Coxilha Rica, que desde o tempo dos tropeiros, merecem ser desbravados e valorizados dado a riqueza do patrimônio material e imaterial nele preservado como um verdadeiro tesouro local.

🔥77