Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul. Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses. Em 1760 foi elevada à condição de Freguesia para, em 1809, passar a Vila e, em 03 de abril de 1811, foi instalado o município de Santo Antônio da Patrulha. Essa denominação se dá em função das patrulhas instaladas em seu território, objetivando a cobrança de impostos para a Coroa

Caminho Gaúcho de Santiago, rota de peregrinação semelhante ao famoso roteiro de Santiago de Compostela

O Caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado no dia 19 de outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul Espanhol José Pablo Aguilar pela semelhança do local com o caminho da Espanha. O percurso é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia. O trajeto pode ser feito através dos 12 km ou 19 km e assemelha-se aos últimos 100 km do trajeto espanhol.

Caminho Gaúcho de Santiago – Santo Antônio da Patrulha /RS – Jaime Nestor Muller

As famosas rapaduras de Santo Antônio

A tradição de Santo Antônio da Patrulha está presente em nossos produtos derivados da cana de açúcar, elaborados com ingredientes selecionados e com muito carinho para o bem estar e a satisfação da sua família.

Rapadura de Amendoim – Típica Gastronomia Patrulhense – Santo Antônio da Patrulha – Foto Ivan de Paula

Lagoa dos Barros, lençol de água doce na divisa entre Santo Antônio da Patrulha e Osório

A Lagoa dos Barros é um vasto lençol de água doce que fica na divisa dos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Osório, à margem da rodovia. Uma linha seca e reta, partindo da Sanga do Pinho, na encosta da serra, atravessa a referida lagoa, alcança o sangradouro velho e serve de divisa entre dois municípios.

Lagoa dos Barros – Santo Antônio da Patrulha / RS – Foto Guto Monteiro

Patrimônio histórico e cultural de Santo Antônio da Patrulha

Na Rua Grande do “centro histórico” encontramos vários casarões, rentes à calçada, onde se destaca o estilo luso-açoriano do início do século XIX. São casas de paredes externas grossas, construídas de pedras irregulares, barro e cal, com amplas janelas e vidraças aparentes.

Centro Histórico – Santo Antônio da Patrulha / RS – Foto Guto Monteiro

Aromas & Sabores: sonhos, uma iguaria guardada a sete chaves

Receita tradicional e açoriana, guardada a sete chaves pelas cozinheiras locais, é uma iguaria que acabou se tornando um cartão de visitas da cidade. Desde o passado, falar em Santo Antônio da Patrulha é falar em sonhos. Agora, tanto tempo depois, surgem espaços que alinham estas lembranças agradáveis com a tecnologia e as facilidades da vida moderna, com várias opções de restaurantes para degustar a gastronomia colonial e açoriana.

Famoso Sonho de Santo Antônio da Patrulha / RS -Foto Ivan de Paula

Fonte Imperial, símbolo histórico da cidade

Símbolo histórico do município, foi uma homenagem a Dom Pedro I, sendo concluída em 1847, aproveitando a fonte de água natural. Estão impressas as armas do Império, com a inscrição “Netuno Deus dos Mares” e a data de “1847”, ano da conclusão da obra.

Fonte Imperial – Santo Antônio da Patrulha / RS – Foto Guto Monteiro
🔥456