A frutas de clima temperado, entre elas o morango, o mirtilo, a amora, a framboesa e o fisalis, encontram nas montanhas de Santa Catarina as condições ideais para se desenvolverem. O clima frio no inverno, ameno no verão, água em abundância e as terras férteis do vale do Rio Canoas possibilitam a produção orgânica das chamadas pequenas frutas aqui no Brasil,  berries nos países de língua inglesa ou fruta fina nos países de língua espanhola, uma alusão ao delicado manejo que é totalmente  realizado de forma manual.

Foi com a observação destas condições e com a ideia de cultivar produtos diferenciados que nasceu o Projeto Fruta Fina Orgânica – Urubici / SC.

 

O projeto visa a implantação e organização do cultivo orgânico das chamadas  frutas vermelhas. Já são mais de dez produtores da agricultura familiar do município de Urubici que juntas produzem toneladas de amora, mirtilo, morango, framboesa e fisalis. 

 

Frutas Orgânicas de Urubici / SC

 

Distribuída em pequenas propriedades, as plantações geram possibilidade de renda, conhecimentos sobre cultivo orgânico e agroecologia, além de produzirem alimentos sãos e de alto valor nutricional. Depois de colhidas, as frutas são classificadas, higienizadas e embaladas em uma agro indústria construída especialmente para atender a produção. Depois são comercializadas e distribuídas para os mais diferentes tipos de mercados, lojas de produtos naturais, mercados, panificadoras, cafeterias, restaurantes, casas de sucos, sorveterias, cervejarias e feiras.

O Projeto Fruta Fina Orgânica conta com a certificação participativa da rede ECOVIDA.

 

 

🔥61