No coração do Vale do Itajaí, entre mata verde e cachoeiras, a cidade de Luiz Alves faz morada. Recanto de quem procura paz e natureza, o município agora se projeta internacionalmente e tem atraído turistas de diversas partes do mundo, que procuram a cidade com uma intenção: provar as premiadas cachaças Luizalvenses.

Com fama internacional o Município implantou no ano de 2018 a “Rota da Cachaça”. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves – APCALA e Sebrae.

Foto Diego Rech Fotografia

O principal objetivo foi criar um roteiro atraente dos alambiques existentes no município para que os turistas conheçam todo o processo de preparação da bebida.

A história do destilado na cidade começou em 1916 e em 1928 diversas famílias já produziam a bebida e outros produtos provenientes da cana, como açúcar mascavo e melado. Porém, somente em 1938 aconteceu o primeiro registro oficial da produção de cachaça da cidade.

A produção de cachaça é um dos principais eixos econômicos e turísticos do município, que tem ao todo onze alambiques espalhados por diversas regiões da cidade, colecionando premiações nacionais e internacionais.

Devido ao seu intenso trabalho dedicado à produção da bebida, em 2018 a cidade também recebeu o título de “Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça”, por meio da Lei Estadual nº 17.535/2018, o que lhe rendeu a aproximação com distribuidores na Europa e Estados Unidos.

Após a garantia do título de Terra da Cachaça, a cidade que já tinha boas referências da bebida, ficou ainda mais conhecida, encantando apreciadores e tendo um aumento de procura pelo nobre destilado que nunca tinha se visto antes.

Em 2019, Luiz Alves recebeu muitos visitantes e a previsão é que cada vez mais turistas do Brasil e também de outros países procurem pela Rota da Cachaça. O turismo de experiência que ela proporciona é um convite à parte para os amantes da bebida e com certeza é uma visita que vale a pena ser feita, já que a localização geográfica da cidade é estratégica.

Luiz Alves está em meio as principais e maiores cidades do Estado de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Navegantes, Itajaí e São Francisco do Sul, e tem a sua disposição os aeroportos de Navegantes a 37 km e Florianópolis a 140 km. Além disso, a cidade está cercada pela Mata Atlântica e por diversas belezas naturais.

Devido ao sucesso da cachaça luizalvense e de suas constantes premiações em feiras e festivais, Luiz Alves será alvo de um novo destaque nacional com a Indicação Geográfica (IG) da bebida. O processo para esse reconhecimento já está em andamento em parceria com o Sebrae e aponta a origem geográfica de um produto, que apresenta uma reputação ou qualidade única, atribuída aos recursos naturais como solo, vegetação, clima e os recursos humanos como a organização da cadeia produtiva, a cultura e o saber fazer.

Sem dúvida Luiz Alves está na lista de próximos destinos dos amantes da boa cachaça. Venha conhecer tudo o que esta cidade tem a oferecer!

🔥79