Receita de carne de Frescal com purê de maçã

A cozinha da Serra Catarinense é rica em influências vindas da comida tropeira. Prato típico da região, o frescal, uma variação do charque a meia cura, utiliza menos sal em sua composição e é pronto para consumo, diferente do charque que precisa passar por um processo de dessalga.

Está preciosidade criada nas cercanias da Serra e bastante comum na mesa de moradores de Lages, São Joaquim, Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urupema e Urubici. O frescal é um alimento para ser degustado sem pressa em encontros de longas conversas. A iguaria pode ser utilizada nas mais diversas receitas e combina com vários acompanhamentos.

Receita de Frescal com Purê de Maça

1 peça de frescal de fraldinha

6 maçãs fuji (sem casca)

1/2 xícara de mel

1/2 xícara de vinho branco seco

4 colheres de sopa de manteiga

1 colher de chá de canela

1 colher de café de cravo

Moda de Preparo

Coloque a peça de frescal na churrasqueira, por volta de 30 minutos. Fique atento, porque o ponto de retirada é mais rápido.  Depois, descasque as maçãs, retire as sementes e corte em cubos. Em uma panela, aqueça 3 colheres de manteiga, acrescente as maçãs picadas e uma dose de vinho branco. Deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos com a panela semi-tampada.

Desligue o fogo e amasse grosseiramente com um garfo. Na mesma panela coloque o mel, 1 colher de manteiga, o cravo e a canela, e volte com as maçãs amassadas. Misture tudo e sirva em seguida com uma fatia do frescal.

🔥40