A alta temporada para o turismo na Serra Catarinense chegou e com ela entram em cena as espetaculares e gélidas paisagens do inverno, junto ao aconchego e calor humano da estação.

Ao se falar em inverno serrano, logo São Joaquim vem à mente. Com grande potencial turístico aliado às baixas temperaturas, a cidade dispõe das melhores estruturas para receber visitantes e turistas. Conheça os 5 destinos mais gelados de São Joaquim para se visitar!

Foto: André Freyesleben

Vale do Caminhos da Neve

O Vale do Caminhos da neve, situado a 03 km do Centro de São Joaquim, possui uma particularidade ímpar, se referindo ao frio intenso que o imponente Vale acumula durante o ano, com o registro médio de mais de 100 geadas durante o ano, o lugar desponta como o mais frio do Brasil, possuindo geadas e baixas temperaturas todos os meses do ano. É um lugar excelente para se visitar e curtir a paisagem deslumbrante do gélido lugar.

Foto: Mycchel Legnaghi

Vale da Invernadinha

Outro ponto curioso para se visitar em São Joaquim é o Vale da Invernadinha. Situado a 11km do Centro da cidade, uma baixada a cerca de 1.200 metros de altitude em meio a montanhas, faz do lugar uma excelente região para a observação de geadas, frio e uma paisagem exuberante. A Invernadinha é conhecida pela sua produção de maçã, sendo muito comum ver pomares recobertos por uma considerável camada de gelo durante boa parte do ano.

Foto: Mycchel Legnaghi

Vale do Postinho

Continuando a lista dos lugares realmente frios em São Joaquim podemos destacar o Vale do Postinho, localizado a 7 km do Centro da cidade, onde uma velha hípica e uma raia (ambiente para corrida e treinamento de cavalos) transformam a paisagem do local, dando lugar uma amplitude gelada em campo com grande dimensão, detalhando a paisagem branca e tipicamente invernal da Serra Catarinense. 

Foto: Mycchel Legnaghi

Complexo dos Vinhedos

Este é mais um lugar fantástico para se observar o frio, com uma paisagem monumental que perfila os campos da altitude recobertos de gelo, em contraste com as montanhas douradas ao nascer do sol. O local fica localizado nos entre as vinícolas situadas a 5 km do Centro de São Joaquim. O lugar é fenomenal por si só e tira suspiros dos que visitam o Complexo dos Vinhedos nas manhãs geladas em São Joaquim.

Foto: Mycchel Legnaghi

Cruzeiro

Apesar de não ser uma baixada e muito menos um vale, o Cruzeiro é um lugar famoso devido a sua altitude um pouco mais elevada. Situado a cerca de 15 km do Centro de São Joaquim, as montanhas possuem altitudes acima dos 1.600 metros e é lá que a neve pinta todos os anos, deixando a paisagem totalmente branca de neve ou sincelo.

Foto: Mycchel Legnaghi