Por André Freyesleben, escritor e admirador da Serra Catarinense

Neve no Brasil? Em um País tropical? Como assim? Perguntavam os congressistas de um encontro internacional da ONU no Equador. Era no ano de 2002, e especialistas estavam discutindo os ecossistemas de montanha



O representante do Brasil neste encontro apresentou no congresso a foto de minha autoria com neve no Morro da Igreja (foto destaque desta reportagem) e deixou os congressistas incrédulos! Vinte anos atrás, o fenômeno não era tão conhecido pelo mundo em terras brasileiras! Achavam que aqui só existia calor, praias, florestas, e, futebol… Mas foi apresentada outra realidade. A foto principal desta matéria foi feita durante a nevasca de 1994! Dois anos depois, voltou a ocorrer.



No texto de introdução de Ronaldo Coutinho para o livro “Rancho Queimado na rota das neves” de Philippe Debled, ele destacou os episódios semelhantes a grande nevasca de 2013 que atingiu até as montanhas litorâneas, enumerando: “2010, 2000, 1994” (faltou acrescentar 1996!!! – Observação minha),” 1988, 1984, 1981, 1978, 1975, 1957, 1955 e 1942”, como anos em que houveram episódios de nevasca em solo Catarinense! Destacou também o ano de 1965 e outras datas do início do século 20 e 19. Ou seja, neva com certa constância em Santa Catarina! E essa atração turística alcançou o Brasil e o mundo mais recentemente (final da década de 90) com o advento das mídias sociais, as coberturas jornalísticas e com desenvolvimento do turismo por aqui!



A partir daí, virou uma atração turística nacional viajar em busca da neve na Serra Catarinense! E esse corredor, onde é mais provável de ocorrer o fenômeno, estende-se desde as serras gaúchas e os campos de cima da serra, passando pelo planalto catarinense e raramente alcançando as regiões montanhosas do Paraná e de São Paulo, onde perdem força.


Santa Catarina é privilegiada até neste fenômeno que tanto encanta as pessoas e promove o nosso turismo! Nossas montanhas alcançam altitudes maiores que o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Canyon Montenegro com seus 1.400 mts de altitude. As Catarinenses chegam à cota máxima de 1.827 em Bom Retiro, no Morro da Boa Vista. No Brasil, o Pico da Neblina na Amazônia é o mais alto, com seus quase 3.000mts de altitude, apenas para destacar a escala das montanhas no Brasil. Desta forma, dá pra entender porque somos privilegiados em paisagens e ecossistemas de montanha! E você, está preparado para o próximo inverno em Santa Catarina?

Foto Destaque Slide Show: André Freyesleben