Fundado em 1932 é atualmente mantido pela Fundação Hermann Weege, instituição sem fins lucrativos, sendo um dos pontos turísticos mais visitado da cidade de Pomerode, em Santa Catarina. O Zoo é mantido principalmente pela venda de ingressos, verba que corresponde 95%, além de estarmos executando um grandioso projeto de ampliação, que também utiliza os recursos próprios da Fundação.

O Zoo tem o plantel com mais de 1000 animais, de 242 espécies diferentes. Desses 1000 animais, 77% de animais abrigados no Zoo Pomerode vieram de resgates e apreensões. Alguns foram vítimas de atropelamentos, choques em rede elétrica, envenenamento, caça e outros acidentes, bem como animais criados ou capturados ilegalmente para o tráfico de animais. Nestas situações, muitos tiveram fraturas, amputações ou são dependentes de algum cuidado especial, que os torna incapazes de sobreviver sozinhos. Por isso não podem ser reintroduzidos na natureza. Os outros 23% são nascidos sob cuidados humanos, ou seja, em outras instituições parceiras, que contribuem com ações de manejo e conservação destas espécies, muitas das quais estão ameaçadas de extinção.

O futuro da biodiversidade depende de ações como as que o Zoo Pomerode promove, garantindo os mais elevados padrões de bem-estar animal, investindo em ações de conservação, pesquisa e educação, que são as principais funções de um Zoológico.

Na conservação o Zoológico Pomerode atualmente está inserido em 14 programas de Conservação de animais que estão ameaçados de extinção, classificados em diferentes categorias na lista vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature’s).

Outros dois pilares do Zoo Pomerode é a Pesquisa Científica e a Educação, a Pesquisa Científica é uma das grandes funções dos Zoológicos Modernos, sendo de grande contribuição para aumentar o conhecimento sobre a vida selvagem. Na educação o Zoo Pomerode trabalha de diferentes formas, realizando monitoria nas visitas de escolas, grupos de excursões, ocorrem apresentações educativas diárias, apresentações de enriquecimentos ambientais e realização de eventos.

Além do Zoo Pomerode investir em conservação, pesquisa e educação, o Zoo Pomerode mantém o compromisso sociocultural com a comunidade que está inserida, sendo uma figura ativa na comunidade. O projeto Arca de Noé, possibilita que às empresas participantes demonstrem seu comprometimento socioambiental, além de engajar-se na conservação da fauna. 

Incentivamos o esporte regional, em especial o infanto-juvenil de Pomerode, cultura e artesanato. Temos também o comprometimento socioambiental, revitalizamos a mata ciliar, de 16 mil m², no Ribeirão Jerusalém, a instalação de um sistema de tratamento de efluentes, a instalação de 680 placas fotovoltaicas para a captação de energia solar e a compostagem dos resíduos orgânicos que produzimos, melhorando a qualidade do ambiente.

🔥166