Praia Grande tem o privilégio de estar aos pés do trecho mais abrupto da serra, onde os paredões são quase verticais e onde estão alguns dos canyons mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara, sendo por isso chamada de “Capital dos Canyons”. Possui um grande potencial turístico, destacando-se para o Ecoturismo, justamente por ser o lugar ideal para a prática de esportes de natureza. Este potencial torna o município indutor do turismo regional, com uma demanda turística internacional. 

Trilha do Rio do Boi – Praia Grande / SC – Foto Fabricio Magagnim

Segundo a coordenadora de Turismo e Cultura Amesc (Associação Dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Helen Becker, os impressionantes canyons dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, dão nome a uma das mais belas regiões turísticas de Santa Catarina. 

Praia Grande conta com um dos cenários de paisagens mais exuberantes e de ímpar beleza composto por dois Parques Nacionais que abrigam a maior cadeia de canyons da América Latina. Nesta região há as mais conhecidas e profundas fendas: os canyons Itaimbezinho, Malacara e Fortaleza, cuja formação geológica atribuiu ao território o valor de aspirante a Geoparque pela Rede Mundial de Geoparques da Unesco. 

No mapa de atrativos há a Trilha da Pedra Branca; acesso a cachoeira dos Borges; trilha do Rio do Boi; Trilha da Cachoeira dos Venturas; trilha do Canyons Itaimbezinho; Trilha do Morro dos Cabritos; Ravina do Café – Circuito de canyonismo; Trilha dos índios Coroados; Trilha do Morro do Campestre; Trilha do Tigre Preto (Canyon Fortaleza); Trilhas do Canyon Fortaleza; trilha das piscinas do Canyon Malacara e trilha da cascata Magia das Águas. 

Vista Aérea – Praia Grande – SC – Foto Gabriel Zaparolli

Em Praia Grande, na divisa com Cambará do Sul, há o canyon Itaimbezinho, o mais conhecido da região, com paredes íngremes de até 700m de altura, com largura máxima de 2km e extensão de 5,8km. Este canyon conta ainda com as belas cachoeiras, Véu da Noiva (720m) e das Andorinhas.

Canion do Itaimbezinho – Parque Nacional Aparados da Serra – RS e SC

Tamanha a beleza da cidade e da região, e principalmente dos canyons, que os mesmos já foram utilizados como cenários para novelas e mini-séries da Rede Globo como “Explendor”, “Chocolate com Pimenta”, “A Casa das Sete Mulheres”, além de suas paisagens serem frequentemente utilizadas em propagandas dos mais diversos produtos e serviços.

Vista Aérea – Praia Grande / SC – Foto Gabriel Zaparolli

Agradável no verão e charmosa no inverno, Praia Grande é a cidade ideal para ser visitada por quem quer belas paisagens, tranquilidade, lazer ou muita aventura.

Praia Grande / SC – Foto Gabriel Zaparolli

Com um cenário especial, os vôos de balão se tornaram uma nova opção de contemplação. Capadócia brasileira é uma idéia trabalhada dentro da administração anterior e a coordenação de turismo da Amesc, com a proposta a partir de um evento de balonismo, na qual o ex-prefeito Henrique Maciel convenceu as operadoras a oferecer vôos de balão semanal. 

Canyons Sul Balonismo – Praia Grande / SC

De acordo com o Instituto Chico Mendes visitar os parques é proteger. A Construcap ganhou o leilão de concessão dos Parques Nacionais e Aparados da Serra com uma proposta de investimento de R$ 20 milhões anuais. São cerca de 5% apenas do território concessionado, mas que receberão um investimento necessário para atração de turistas. Helen pontua que já houve uma evolução dos visitantes nos últimos anos, mas que a partir desta concessão, se ampliará em uma escala ainda maior.

Em 2017 foram 107 mil visitantes contra 250 mil turistas em 2019. A partir da concessão este número deverá chegar a 1,5 milhão de visitantes anuais. 

🔥271
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.