O Destino Uva e Vinho é uma região que possui na paisagem colinas, vales e rios que formam belíssimos cenários que merecem ser apreciados e visitados.

Os municípios, por identidade territorial, estão sob o guarda-chuva de roteiros maiores: 1ª Colônia da Imigração Italiana, Compras e Cultura, Rota dos Trigais, Termas e Longevidade e Vales da Serra.

No Roteiro 1ª Colônia da Imigração Italiana, o cultivo da videira está presente na maioria dos municípios, é possível acompanhar a elaboração dos vinhos e degustar o resultado desta elaboração nas cantinas, desde as pequenas vinícolas familiares às empresas tradicionais da Região.

Vista do Vale – Nova Roma do Sul / RS

A Rota Compras e Cultura tem forte turismo de compras (joias e lingeries), as cidades tem seus encantos turísticos muito próximos, que vão desde prédios históricos, monumentos do Cristo Redentor, turismo cultural, religioso e gastronômico.

O Roteiro Termas e Longevidade é rico em águas termais, diversidade cultural, religiosidade e gastronomia típica que quando unidos a simplicidade e a alegria das pessoas, tornam um passeio inesquecível nas cidades.

Um lugar protegido por lindos vales, assim é o Roteiro Vales da Serra, onde a cultura está inserida na vida do povo: nas casas antigas, no dialeto Vêneto, na religiosidade, no artesanato e na gastronomia. As colinas e rios, proporcionam grandes emoções com a atividade de turismo de aventura.

A Rota dos Trigais traz em sua bagagem a marca da cultura e tradição, preservando usos e costumes dos descendentes da imigração italiana e polonesa. A farta gastronomia e tradicionalismo gaúcho se destacam.

🔥34