A cidade de Guabiruba, no Vale Europeu, em Santa Catarina, faz parte do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, uma associação civil de direito privado, dedicada a promover e fomentar o turismo da região.
Guabiruba foi emancipada em 10 de junho de 1962 e conta com mais de 20 mil habitantes e possui uma grande diversidade cultural. Cultura que pode ser vivenciada nos grupos de dança e música como Alle Tanzen Zusamenn, Tutti Buona Gente, Banda Das Lebenslied e GlockenChor (Coral de Sinos). Seus tradicionais eventos passam pela Festa da Integração, Festa Italiana, Stadtplatzfest, Pelznickelplatz, Teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre. Ecoturismo e Esporte de Aventura também são atrativos de Guabiruba, além do Turismo Religioso.

A indústria têxtil é a base da economia local. Criando e exportamos moda com a qualidade guabirubense, que vai da confecção do fio ao acabamento do tecido. Explore a natureza em Guabiruba, com diversas paisagens e trilhas com acesso a cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego. Um dos passeios mais conhecidos é o complexo turístico morro de São José, que conta com o Mirante da Cruz, Oratório, Trilha ecológica e religiosa e pista de parapente com prática de voo livre.⠀

Uma das principais festas da cidade é a stadtplatzfest que significa festa na praça da cidade. Realizado há 13 anos no centro da cidade, se caracteriza por uma grande celebração da amizade. O evento em Guabiruba acontece literalmente na rua, onde reúne em média, mais mil pessoas, num dia reservado ao encontro de familiares e amigos, regado à comida, bebida e música.

Morro São José

O Morro São José é um dos principais pontos de lazer em Guabiruba, é onde os visitantes buscam um maior contato com a natureza, contemplam o nascer e pôr do sol e fotografam os mais incríveis momentos. A Caminhada Ecológica e Religiosa do Morro São José pode ser feita através de uma trilha com percurso de aproximadamente 800 metros, contando com mais de 40 pontos de oração com a imagem de santos e suas orações, é um caminho de fé e peregrinação, mas também muito procurado por aqueles que gostam de apenas caminhar entre a natureza.

Morro São José – Guabiruba – Foto Bianca Lemos

No alto do morro há um acesso separado para o Oratório de São José, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Outro acesso leva à pista de parapente. O percurso total, entre subida e descida da trilha, leva aproximadamente 1h30.
Localização:  O Ponto de partida da Caminhada de São José fica no bairro Aymoré, na Rua Carlos Boos, 2700 – Guabiruba, a 4km do Centro da Cidade.

Mais informações: (47) 3308-3116

Pista de Parapente – Morro São José – Guabiruba

Pelznickel

Guabiruba é uma cidade de muitas tradições, prova disto é a presença do Pelznickel, uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães. O Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, é um ajudante de São Nicolau que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata onde reside e invade as ruas de Guabiruba. Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e cobrar obediência daqueles que andaram aprontando ao longo do ano.
Além dos dias 6 e 24, os Pelznickeis estarão presentes no Desfile de Natal de Guabiruba, no dia 2 de dezembro. E de acordo com a programação, você também pode visita-los diretamente na Pelznickel Platz.

Confira a Programação completa no Blog e Facebook da Sociedade Pelznickel.
Localização: Rua Nicolau Schaefer, Bairro Imigrantes, a 3 km do centro da cidade, mais informações ligue: (47) 3354-1607 / (47) 9 9211-1867

Pelznickel – Guabiruba – Foto Jailson Polheim

Trilha do Gueba

Uma das maiores altitudes de Guabiruba, o Morro da Gueba tem um mirante que permite ver, em dias de céu limpo, até o mar de Tijucas. Para chegar ao topo, o caminho a ser percorrido não é dos mais difíceis, mas requer um bom preparo físico dos aventureiros, que precisam estar dispostos a encarar subidas íngremes e constantes.
O nome do local vem de uma expressão dos antigos italianos que viviam na região. “Gueba” era a maneira como se referiam às nuvens que ficam no topo dos morros e, com a altitude do local, tudo o que se via era a neblina. Daí vem a nomenclatura, que pegou e é usada até hoje.

Trilha do Gueba – Guabiruba – Foto Guinter Schmid

A 880 metros acima do nível do mar, o topo do Morro da Gueba é o segundo ponto mais alto do município, atrás apenas do Morro do Carneiro Branco, que tem 940 metros. A trilha que leva ao cume é uma das primeiras dentre os trajetos do Parque Nacional da Serra do Itajaí a ser sinalizada, e tem uma das melhores infraestruturas para o ecoturismo em Guabiruba.

Morro da Gueba – Guabiruba – Foto Guinter Schmid

A maior atração do Morro do Gueba é a vista que se tem de lá de cima. Já durante a trilha é possível vislumbrar belas paisagens, mas nada se compara ao mirante que, em dias de céu limpo, permite enxergar até a praia de Tijucas e a ilha de Porto Belo. Do topo, é possível ver o Spitzkopf de Blumenau, os municípios de Brusque e Guabiruba e até mesmo Navegantes.
Fonte: Texto de Natália Huf do Jornal O Município, Portal do Turismo de Guabiruba

Localização: Rua José Stedile, CEP: 88360000 – Lageado Alto, Guabiruba – SC
Mais informações: (47) 3308-3116 WhatsApp: +55 47 3049-1007

🔥43