A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um projeto cultural em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Instalada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo.

Espetáculo Quebra Nozes – Foto Cleber Gomes

Busca a melhor formação, e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.

Escola Bolshoi – Foto Cleber Gomes

Com 20 anos de implantação no Brasil, a primeira Escola do Teatro Bolshoi, educa 250 alunos, vindos de 22 Estados Brasileiros e 2 países. A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos do curso técnico.

Na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi. Conta com 14 professores e 11 pianistas, sendo 4 professores russos.

Escola Bolshoi – Foto Manuela Schneider

A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição. Já atingiu um índice de 120 candidatos por vaga.

Coreografia Kinder Polka apresentado nos espetáculos de Gala Bolshoi!

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e é mantida pelo Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.
A Escola Bolshoi conta com o apoio de empresas como: Caixa, União Química, Whirlpool, Zurich Santander, Brascabos, Britânia, Havan, Nidec, Thyssenkrupp, Arteris, BMW, Engie, Expresso São Miguel, Martinelli Advogados, Milium, Norsul, Pamplona e Philco que acreditam na transformação de crianças e jovens por meio da arte.

Espetáculo Quebra Nozes – Foto Cleber Gomes

Cia. Jovem ETBB

Em 2008 a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país. O padrão de excelência, que os bailarinos da Cia. Jovem trazem de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia Jovem ETBB é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações. Em 2020 a Cia. Jovem tem como professora ensaiadora Maria Antonieta Spadari e conta com 16 bailarinos.

Espetáculo Qebra Nozes – Foto Alinne Volpato

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade.

A Escola já formou 377 bailarinos e 75% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente 115 jovens trabalham no Exterior, 23 estão na Rússia, país sede do Teatro Bolshoi.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Foto Alinne Volpato

Cursos

A Escola do teatro Bolshoi tem suas atividades educacionais credenciadas junto ao Ministério da Educação – MEC. Estando os cursos, conforme legislação, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Educação.
A instituição tem aprovado os seguintes cursos:
Curso Técnico de Nível Médio em Dança Clássica (parecer CEDP nº 188 aprovado em 14/09/2009).
Curso Básico em Dança Clássica – autorizado pelo COMED (Conselho Municipal de Educação), resolução nº021/07.

Pas de Quatre – Foto Vanderleia Macalossi

Contempla as disciplinas:
Dança a Caráter, Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança Popular Histórica, Danças Brasileiras, Dueto, Educação Musical, Ginástica Acrobática, Ginástica Específica, História da Arte, História da Dança, Iniciação à Pesquisa, Literatura Musical, Piano, Prática Cênica, Repertório, Rítmica, Teatro.

Referência Turística

Milhares de turistas que visitam Joinville conhecem a filial do Teatro Bolshoi, que se tornou referência e potencial ponto turístico da cidade.

Visitação Monitorada

A Escola do Teatro Bolshoi recebe estudantes, professores, bailarinos e público em geral para visitas monitoras. O público tem a oportunidade de conhecer a história do Bolshoi no Brasil, informações sobre o processo seletivo, audições de novos alunos e todo o funcionamento da instituição. Ao final, é exibido o vídeo institucional que tem duração de sete minutos. Para a visitação a Escola solicita o valor de R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada). As visitas ocorrem diariamente em dois horários 10h e 14h30.

Grande Suíte do Ballet Don Quixote da Escola Bolshoi – Solistas Teatro Bolshoi da Rússia – Foto Alinne Volpato

 

🔥32