A Serra Catarinense é um dos roteiros turísticos mais procurados do momento, e isso não é à toa. A região é agraciada com uma das mais belas paisagens do Estado de Santa Catarina. Vales, cânions, coxilhas, rios, cachoeiras, serras, formam o cenário perfeito para os turistas. Há quem busque tranquilidade, outros preferem atividades mais radicais em meio a natureza, e para todos esses gostos há opções de hospedagem e de roteiros turísticos. Mas ainda há um elemento que caracteriza a Serra e faz isso tudo ser mais especial: o frio!

Urupema / SC – Agosto/2020  – Foto Marleno Muniz

A região é uma das poucas do País onde se pode ver a neve, fenômeno raro para um território tropical como o Brasil. Mas como é um país imenso e de ampla diversidade climática, a Serra Catarinense oferece o espetáculo da neve, que é quando a umidade do ar e a baixa temperatura se combinam, formando um dos atrativos mais belos para o turismo.

Lages / SC – Agosto / 2020 – Foto Nilton Wolf

A geada, muito comum no inverno, branqueia os campos de cima da Serra. O branco do gelo em contraste com o verde da vegetação faz uma verdadeira pintura natural. O gelo se dissipa conforme o sol vai se erguendo no horizonte, ficando visível uma névoa que vai se levantando.

Bom Jardim da Serra / SC – Agosto-2020 – Foto Onéris Lopes

Para quem viaja pela Serra Catarinense, é comum a cena da fumaça das chaminés e dos fogões a lenha nas casas. Um cenário bucólico que convida a se achegar nas pousadas da região, para vivenciar um pouco do clima serrano, da culinária regional e principalmente ser tocado pela receptividade e hospitalidade serranas.

Quem passeia pelas cidades da região, nos dias mais frios, se depara até mesmo com pequenos lagos cobertos por camadas de gelo, árvores com galhos congelados, são cenas comuns e que encantam os turistas. São cartões postais, cenários de foto.

São Joaquim / SC – Agosto / 2020 – Foto Mycchel Legnaghi

Nesta região se pode tirar foto com os termômetros negativos ao fundo, exclusividade da região Sul do País, o que faz a população das demais regiões do País nos chamarem de Europa brasileira.

Urubici, Cânion do Espraiado / SC – Agosto / 2020

O Sul do Brasil é fascinante pelo  clima,  paisagens,  culinária,  história e cultura.

🔥103