A cidade de Botuverá, no Vale Europeu, em Santa Catarina, faz parte do Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, uma associação civil de direito privado, dedicada a promover e fomentar o turismo da região.
Botuverá significa “Bons Brilhantes” em tupi-guarani. Esse nome foi dado ao município pela existência de diversos minérios na localidade, principalmente o ouro, que foi muito explorado e é uma das principais atividades econômicas da cidade.
O município foi fundado em 1876 por imigrantes italianos vindos do norte da Itália, emancipado em 09 de junho de 1962 e desmembrado de Brusque.

Vista Aérea Botuverá – Foto Allysson Meirelles da Silva

A cidade tem pouco mais de 5 mil habitantes e sua economia baseia-se na indústria de fios de algodão (4 mil toneladas no mês), mineração (2 mil toneladas no dia), indústria de baterias automotivas e produção de linhas de costura. Com exuberante natureza desponta cada vez mais como destino turístico, onde as pessoas visitam diariamente suas principais atrações: as Cavernas, o Museu do Imigrante, o Morro do Barão, Cachoeira do Venzon, dentre outras.

Parque das Grutas Botuverá – Acervo Turismo Botuverá

A cultura italiana ainda é preservada pelo uso original dos costumes e tradições familiares, pela realização da Festa Bergamasca em junho de cada ano e pelo canto do Coral Giuseppe Verdi.

Grutas de Botuverá

Maior e mais ornamentada gruta do sul do Brasil. A caverna possui aproximadamente 1200 metros de extensão e é composta por diversos salões e variedades de formas feitas de maneira inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a milhares de anos.

Horários

Terça a Domingo: 8h às 17h (primavera e verão) / 8h às 16h (outono e inverno).
Segunda: fechado para manutenção.

Serviços Regulares

Existência de bar e restaurante;
Disponível quiosques com churrasqueiras;
Estacionamento amplo.

Localização: Rodovia SC 486 S/N Ourinho – Botuverá/SC
Mais informações: (47) 3359-1100

Morro do Barão

Com altitude aproximada de 1.100 metros acima do nível do mar, é divisa natural dos municípios de Brusque, Botuverá e Nova Trento. O topo do morro é o destino de várias pessoas que gostam do contato com a natureza. É um ponto de observação da paisagem onde é possível avistar várias cidades e o mar.
Nível de dificuldade:
Trilha Longa e com grande ganho de elevação;
Para quem não conhece o local, recomenda-se um guia;
Não recomendado para iniciantes ou pessoas que não pratiquem atividades físicas regularmente.
Localização: Estrada Geral do Ribeirão Porto Franco, localidade do Sessenta – Botuverá/SC

Morro do Barão – Botuverá – Foto Tiago Kricinski
🔥110
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.