A pequena cidade de São Francisco de Paula, São Chico como é carinhosamente chamado o município localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, esconde um tesouro com alma, beleza, cultura e conhecimento, a Livraria Miragem.

Tome assento, esqueça o tempo, e respire conhecimento.

O local é um sonho da proprietária, a professora aposentada de história, Luciana Olga Soares. O amor pelos livros, fez a educadora transformar dois mil metros quadrados de área construída em um enorme acervo de livros de todos os gêneros e diversos autores.

A construção da livraria foi motivada também pela tristeza profunda da proprietária ao ver a destruição do eco-sistema e da cultura gaúcha, causada pela proibição da tradicional queima do campo em benefício das plantações de Pinus.

Na loja, tudo chama atenção. Desde os móveis feitos a partir de madeira de demolição, antes desprezadas e que dão um charme especial à decoração, até a enormidade de livros e objetos antigos. Para as crianças, foi projetada uma sala cheia de livros, brinquedos e um banheiro adaptado. O espaço possui oito ambientes distribuídos em três andares e um sótão.

No espaço gaudério, um mini galpão crioulo, com fogão à lenha, há exposição de belos quadros e objetos de decoração pertencentes à família da proprietária e também de outros moradores de São Chico. A livraria possui ainda, um espaço para eventos cuja fachada é a réplica do antigo Banco Nacional do Comércio, que talvez tenha sido o primeiro da cidade. Internamente, ele é decorado com fotos antigas de São Francisco.

A Casa de Chá complementa o ambiente convidando os visitantes a saborear um chá, um café e apetitosos lanches naturais, feitos com verduras e frutas orgânicas. Aliás, um dos princípios da livraria é não servir nada que dependa do abate de um animal, por isso, os lanches não levam nenhum tipo de carne.

🔥26