Terra de paisagens exuberantes, cachoeiras, barragens e, segundo a população local, da livraria mais incrível do Estado, São Francisco de Paula, situada a 112km de Porto Alegre, é a última parada da Rota Romântica. O roteiro ideal para conhecer as belezas da cidade é uma mistura entre o que foi construído pelo homem e o que a natureza deu de mãos abertas. São Chico se destaca por ser uma opção alternativa ao roteiro habitual na Serra Gaúcha.

Pela cidade, é indispensável passear pela avenida principal com suas árvores liquidâmbar que perdem folhas vermelhas no outono. Pertinho dali, o Lago São Bernardo, principal ponto turístico, se faz o lugar perfeito para um piquenique ou um chimarrão, sendo considerado uma das paisagens mais bonitas da região. Aos domingos de sol, se torna o epicentro da cidade.

A Livraria Miragem é o orgulho do povo serrano. Uma mistura entre o intimismo de uma livraria com milhares de exemplares em uma construção de 3 andares em madeira e móveis de demolição. O clima é com luz baixa e o ambiente encantador, além dos livros, há também quadros, itens de decoração, um sebo e até um piano para o turista que se aventurar.

Foto Pamela Boelter

Para os amantes de aventura e natureza, há também cachoeiras bem pertinho do centro da cidade e uma paisagem deslumbrante para quase todo o lugar para onde apontar o olhar.

 

 

 

🔥129