A região que abriga as cidades da Rota Romântica foi colonizada pelos imigrantes alemães, que chegando antes dos italianos, povoaram a região em meados do Século XIX. Localizada entre a planície do Vale do Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha, a 35 Km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Rota Romântica é um roteiro irresistível, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques.

 

Rodeada por plátanos, que no outono oferecem um colorido especial, paisagens de tirar o fôlego e repleta de construções no estilo enxaimel (arquitetura típica germânica).

Foto Leonid Streliaev

Quem gosta do aconchego que o friozinho oferece, os meses de maio a agosto são perfeitos para conhecer os confortáveis e charmosos hotéis e pousadas, além da rede gastronômica farta e variada.

São nestes meses que a incidência dos típicos nevoeiros e geadas são mais frequentes, fenômenos que proporcionam lindos registros.

Mas quando a primavera chega, acompanhada de temperaturas mais amenas e dias mais longos, o colorido dos inúmeros jardins de praças, ruas e residências são um colírio para os olhos.

Além dos atrativos naturais e culturais, inúmeros são os eventos ao longo do ano que trazem ao turista o melhor da nossa culinária típica, produtos diretos de fábrica, festas populares, atrações culturais e de entretenimento.

 

Para os amantes da natureza, de jardins floridos e da cultura germânica, sugerimos conhecerem a Rota Romântica, um roteiro que traz em cada curva uma nova emoção.

Confira as cidades que compõem o roteiro:
São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

🔥43