São José dos Ausentes, terra de cânions, montanhas e cascatas, onde os campos de altitude beijam as nuvens em dias de cerração (neblina espessa que se forma quase todos os dias devidos a efeitos climáticos causados pela altitude). Município que abriga quilômetros de cânions formando a maior cordilheira verde das Américas. Município que possui o cânion Monte Negro, ponto mais alto e frio do Estado do Rio Grande do Sul.

Os cânions proporcionam visual inigualável, permitindo momento de contato com a natureza protegida e encantadora, cuja visitação pede mais do que um simples “visitar”, mas estar, sentir a grandeza da beleza que se vê e que é mágica.

São José dos Ausentes / RS

Muitos visitantes apenas contemplam em silêncio, outros gritam para ouvir a força do eco que volta daquele enorme “perau” como dizem as pessoas locais, alguns visitantes aproveitam e meditam, porque o cenário é realmente incrível. Seja à pé, de bicicleta ou à cavalo, nossos visitantes podem chegar até a borda de algum dos seguintes cânions: Monte Negro, Boa Vista, Pontão, Amola Faca/Encerra, Realengo, Rocinha, Cruzinha e das Tigras.

Não dá para simplesmente olhar e não sentir muito mais do que os olhos podem ver. Há quase sempre vento, por vezes vento forte, mas o visual compensa porque se pode ver as cidades catarinenses em baixo, algumas são cidades litorâneas e se o céu estiver totalmente sem nuvens em dia de sol se pode ver a linha do mar catarinense das praias mais o sul do Estado.

Também a noite a beleza é estonteante já que com as luzes se podem ver algumas cidades catarinenses como Morro Grande, Nova Roma, Nova Veneza, Timbé do Sul, Turvo, Meleiro, Ermo e até mesmo Araranguá, dependendo em qual cânion estiver poderá ver alguma ou algumas dessas cidades.

A visitação é recomendada sempre na parte da manhã já que a diferença de temperatura da parte de baixo dos cânions forma a cerração que sobe e impede que se possa ver a grandeza da beleza que os cânions apresentam, principalmente no verão, quanto mais quente o dia, mais cedo se deve ir visitar os cânions para garantir as melhores fotos.

 

 

🔥35