O Vale dos Encantos está localizado em de Santa Catarina, fazem parte as cidades de Jaraguá do Sul, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e São João do Itaperiú. O Vale dos Encantos foi colonizado por alemães, italianos, húngaros, poloneses e açorianos. O vale possui muitas atrações, desde gastronomia, museus, casas típicas, monumentos, rota religiosa com 30 igrejas no circuito Jaraguá do Sul, igrejas centenárias a grutas católicas, além de romarias, peregrinações, celebrações tradicionais de fé que animam os fiéis de todas as partes.

SCAR Centro Cultural – Jaraguá do Sul – Arquivo CVB Vale dos Encantos

O destino de aventura da região é ideal para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura, a topografia irregular, variação de altitude e a exuberância da Mata Atlântica formam um paraíso para os adeptos do turismo de aventura nas modalidades de escalagem, canoagem, trilhas para caminhadas, cicloturismo e práticas de enduro com moto e carro. Referência internacional para a atividade de voo livre, possibilitando ao visitante conhecer uma das únicas fábricas de paragliders (parapentes) do mundo, instalada na região.

Voo Livre – Jaraguá do Sul – Arquivo CVB Vale dos Encantos

O trajeto do Circuito Vale dos Encantos foi traçado para fugir do asfalto, priorizando rotas de estradas de terra e muito verde, a região onde passa o cicloturismo possui belíssimas paisagens e natureza preservada, incluindo o Rio da Luz em Jaraguá do Sul, considerado Patrimônio Cultural Brasileiro tombado em 2007, se tornando uma paisagem cultural.

Seminário Sagrado Coração de Jesus – Corupá – Arquivo CVB Vale dos Encantos

A cultura europeia de imigração Alemã, Italiana, Húngara, Polonesa e açorianos se destacam em todo circuito, que se manifesta nas tradições das comunidades, visível na arquitetura, gastronomia, músicas e cultura. Durante o pedal o ciclista poderá observar as casas enxaimel, provindo do Sul da Alemanha, estádias com gastronomia alemã, Italianas e hospedagens cheias de cultura, um turismo de experiência e vivencias culturais.

O Circuito Vale dos Encantos de cicloturismo é um circuito completo, em seus quase 500 quilômetros de extensão, a presença de inúmeras belezas naturais se completam com o clima amigável da serra, variando rapidamente para o clima marcante do litoral.

Praia de Barra Velha – Arquivo CVB Vale dos Encantos

O trajeto do Circuito Vale dos Encantos soma 250 quilômetros, previstos para serem percorridos em cinco dias, pelos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder. Na Rota Serra estão inseridos Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá e Schroeder e na Rota Mar – Barra Velha, São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Seminário Sagrado Coração de Jesus – Corupá / SC – CVB – Vale dos Encantos

Rotas também oferecem opções únicas de desafios: são eles o do Morro das Antenas (Boa Vista), Ribeirão Manso (Jaraguá/Campo Alegre), Rio do Júlio (Schroeder/Joinville), Morro do Garrafão (Corupá), Morro Santo Anjo (Massaranduba) e a Boca da Barra, em Barra Velha.

Chiesseta Alpina – Trilha Morro das Antenas – Foto Weart
🔥427