A travessia da Serra do Rio do Rastro, considerada uma das estradas mais belas e impressionantes do mundo é desafiadora. São 284 curvas. Isso mesmo, 11 por quilômetro. A Serra do Rio do Rastro é cortada pela SC 390, e liga a serra ao litoral catarinense.

Vista aérea – Serra do Rio do Rastro – Foto Marcus Zilli

No topo, localizado na cidade de Bom Jardim da Serra, há um mirante com 1460 metros de altitude. Lá de cima o visual da estrada é espetacular. A descida dos 25 quilômetros até Lauro Muller, no sul do estado é bastante íngreme. Em meio a curvas fechadas encontram-se mirantes espetaculares entre penhascos e montanhas. É necessário cerca de uma hora para completar o trajeto.

Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra / SC

A Serra é bem preservada. Coberta pela Mata Atlântica, possui uma fauna bem diversificada, com vários tipos de felinos e macacos. Famílias inteiras de quatis moram no local e convivem em harmonia com os humanos.

Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra / SC – Foto Marcus Zilli

O melhor horário para visitar o mirante da Serra do Rio do Rastro é entre as 11 e 15 horas, quando há menor incidência de neblina e o sol está bem em cima. Em dias com boa visibilidade a vista chega a 100 km de distância.

Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra – Foto Marcus Zilli
🔥52