Desconectar para se reconectar. Esse é o lema e o objetivo de muitos viajantes no mundo atual. Em tempos de informações desenfreadas e movimento acima da média nas grandes cidades, cada vez mais, as pessoas procuram por lugares tranquilos. E é por esse motivo que São Joaquim, na Serra Catarinense, tornou-se um dos lugares mais visitados do estado.

Parrerais dos Vinhos de Altitude – São Joaquim / SC – Foto Photographic

O município, que se aproxima a 30 mil habitantes, possui as peculiaridades de uma cidade pequena, o charme e requinte tal qual uma cidade europeia. O bônus, é que fica no Brasil e está a 240 km de Florianópolis. São Joaquim detém o sossego ideal para quem está em busca de um lugar calmo e bonito para conhecer.

Seja pelo frio que despenca os termômetros no inverno ou pela neve que eleva o nome da cidade em níveis nacionais. Seja pelo título de Capital Nacional da Maçã, que confere o município como o maior produtor da fruta no Brasil. Seja pelo título de Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude, que reconhece a qualidade altíssima dos vinhos finos elaborados no terroir de altitude. Ou quem sabe seja só pela acolhida do povo joaquinense. O fato é que o município já possui fama marcada no país, mas o que muitos ainda não sabem é que ele possui inúmeros outros atrativos.

Praça João Ribeiro – São Joaquim – Foto Rodrigo Nunes

Ao visitar qualquer propriedade da Acolhida na Colônia uma imersão rica em saberes acontece. A culinária típica, o cultivo orgânico dos alimentos e o modo da vida do campo, que mesmo simples se mostra grandiosa, já demonstra a potencialidade e importância dessa visita.

O colha e pague, em propriedades que produzem diversas variedades de frutas, é outro passeio indispensável para quem está pensando em visitar o município. A oportunidade de  colher a fruta direto do pé e ainda poder conversar com o produtor é incrível. Muitas propriedades também oferecem passeio a cavalo para uma experiência completa da vida do campo.

Todos esses passeios partilham da mesma essência: natureza. E natureza é sinônimo de ar puro, paz e tranquilidade. As belezas naturais do município exploradas elevam para mais um estilo de turismo, o de contemplação. Respirar longe dos grandes centros é preciso e São Joaquim oferece um belo e longo respiro. O destino ideal para desligar das distrações externas e reconectar com o interno.

🔥165