O Parque Nacional de São Joaquim foi criado em 1961 para preservar remanescentes da mata de araucárias. Preserva, em adição, importantes formações florestais de matinha nebular, campos de altitude e floresta atlântica.

Foto Marcus Zilli

Cenários deslumbrantes, com lindas paisagens de cânions e montanhas. Trata-se de um dos parques nacionais mais visitados do Brasil, visto a intensa visitação ao mirante do Morro da Igreja / Pedra Furada. Vem sendo implementadas diversas trilhas, sendo parte do Caminho das Araucárias, que prevê percorrer áreas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em várias unidades de conservação.

Bom Jardim da Serra / SC – Foto Marcus-Zilli

Possui diversas espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora, com especial atenção para o puma, também conhecido como Leão Baio. Continuadamente vem sendo realizada pesquisa científica, por instituições como UFSC e UDESC, além do programa PPBio-MA, que ocorre na área. Abriga nascentes de importantes rios, como o Pelotas e Tubarão.

Foto Marcus Zilli

Recentemente teve seu plano de manejo aprovado, abrindo caminho para a consolidação da gestão sobre a área, que tem enorme potencial para a visitação, devido à quantidade de visitantes que procuram a área e às variadas formas de visitação a serem desenvolvidas na UC. Foi concluído, em adição, projeto que prevê viabilidade econômica e financeira para diversas parcerias ambientais público privadas, que devem vir a ser implementadas nos próximos anos, fomentando a iniciativa privada e melhorando a gestão desta importante área protegida.

Foto Marcus Zilli
🔥42