Cartão postal da Serra Catarinense! Embora a expressão pareça trivial, não há muitas outras formas de defini-la. A famosa estrada, localizada entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, tem cerca de 35 quilômetros e para o vislumbre dos aventureiros mais de 250 curvas de tirar o fôlego. O destino, localizado na rodovia SC-390, conta com trechos que alcançam até 1.500 metros de altitude.

Foto Marcus Zilli

Tantas características singulares não passam despercebidas. Além de receber milhares de visitas, excursionistas ou apenas passageiros, o mundo olhou para a Serra do Rio do Rastro.

Sua imponência a fizeram ser considerada a Estrada mais Especular do Mundo, em 2012, pela revista espanhola 20 Minutos e, em 2015, o jornal britânico The Guardian a classificou como Uma das Estradas Mais Bonitas do Planeta.

Tanto reconhecimento se deve pela beleza natural. A Serra do Rio do Rastro é rodeada pela Mata Atlântica. E seu ponto alto é literalmente alto: o Mirante. Ali os visitantes fazem uma parada para admirar a deslumbrante vista; além de se ter uma visão privilegiada da estrada, é um ponto em que animais dão o ar da graça. São vistos quatis, pacas e até tamanduás. Os animais não vistos também são associados à Serra. Devido ao ecossistema ao redor dela, sabe-se que o leão baio e o puma brasileiro também vivem na região.

 

Tamanho o encanto da Serra que muitos a conhecem por Patagônia Brasileira, pois seu clima remete ao europeu. O inverno é de temperaturas baixas, o restante das estações, de clima ameno. É quase sempre presente a neblina, que não esconde o espetáculo da natureza, ao contrário, acrescenta um charme a mais no cenário natural. Mais do que um destino turístico, a Serra do Rio do Rastro preserva riquezas naturais como cachoeiras e florestas.

Quem já viveu a experiência afirma que somente estando lá para expressar o que sente. Um misto de sensações. Logo, a Serra está à espera dos bravos aventureiros.

🔥36