O Vale dos Vinhedos representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875.

Assim denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e infraestrutura turística de qualidade.
Ao longo deste roteiro encantador, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazém de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet; atrativos que congregam o melhor do Enoturismo Brasileiro.

Denominação de Origem

Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil com Denominação de Origem (DO). A região foi a primeira no país a obter a Indicação Geográfica, através da Aprovale, entidade que reúne vinicultores e empreendimentos ligados à cultura e ao Enoturismo. Os rótulos que ostentam a D.O. exprimem a excelência do terroir do Vale dos Vinhedos.

As mais de três dezenas de vinícolas situadas no Vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano, oferecendo visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados com atendimento feito por enólogos e pelas famílias dos empreendedores.
Boa viagem!

🔥49