A região turística Costa Verde & Mar é formada pelas cidades: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Meia Praia – Itapema / SC

Seus principais roteiros turísticos da Costa Verde & Mar:

Cicloturismo: primeiro do Brasil a ligar interior ao litoral, o nosso Circuito de Cicloturismo atrai visitantes de todo o Brasil e do Exterior pelas belas paisagens. O trajeto é dividido em etapas e conta com níveis diversos, para atender todos os estilos e idades. O Circuito passa pelas nove cidades da Costa Verde & Mar e é dividido em etapas, como uma sugestão para que os cicloviajantes possam realizar o trajeto com tranquilidade, em um ritmo razoável e, ao mesmo tempo, contemplem a região. 

Cachoeira Seca – Camboriú / SC

Os que optarem por fazer o circuito completo, podem solicitar um certificado oficial. É necessário que sejam enviadas fotos comprovando a passagem pelas nove cidades para o e-mail turismo@citmar.sc.gov.br. O circuito dá preferência para vias urbanas, estradas de terra e áreas de ciclovias para garantir a segurança dos cicloviajantes, mas todo o trajeto possui fácil acesso com veículos.

Balneário Camboriú – Foto Power Produtora

Ecoturismo e Aventura:

A proposta busca fazer com que o visitante tenha mais contato com a natureza, áreas de mata atlântica e atividades diversas de aventura. Integram o roteiro opções como trilha, tirolesa, stand-up, praia, pesque-pague, mirante, mergulho, escalada, cavalgada, cachoeira, passeio de caiaque e visita a alambique. Esse roteiro também contempla a prática de observação de aves, atividade que tem crescido a cada ano no Brasil. Em 2020, ganhou ainda mais destaque por possibilitar a realização da prática sem sair de casa. 

Praia Brava Norte – Itajai / SC

O “Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela” foi o primeiro evento do Brasil a propor a observação de pássaros desta forma e com a orientação de biólogos ao vivo, de maneira virtual.

Praia da Lagoinha – Bombinhas / SC

Cultural: 

O roteiro cultural da Costa Verde & Mar abrange práticas, costumes, lendas, museus, edificações históricas, utensílios, eventos, entre outras formas de se resgatar mais da história da região e contar um pouco das tradições locais. No roteiro, o visitante encontra mais de 400 opções que podem ser vivenciadas em todas as épocas do ano, permitindo a prática do turismo de maneira sazonal.

Penha / SC

Guia Náutico:

Um dos primeiros polos náuticos do Brasil, a região da Costa Verde & Mar (SC) ganha notoriedade pela proximidade com o rio e com o mar, e os estímulos econômicos no setor. Para detalhar todo o potencial e a vocação náutica da região, foi desenvolvido um Guia Náutico que conta com a relação de empresas que realizam a oferta de produtos e serviços. O material, disponível nas versões impressa e on-line, também fornece informações gerais dos atrativos turísticos locais, dados sobre o mercado náutico, dicas para a prática de esportes aquáticos e de navegação, atividades marinhas, entre outros. O conteúdo impresso pode ser encontrado em todos os Centros de Atendimento ao Turista (Cats), prefeituras e empresas que fazem parte do guia, como marinas, escolas de esportes aquáticos, entre outros. Já a versão on-line poderá ser acessada através do www.costaverdemar.com.br.

Praia Central – Balneario Piçarras / SC

Tour da Experiência:

Aprender a fazer artesanato em argila, ter uma prática sensorial no Museu Oceanográfico, tomar um café colonial, ser chefe de cozinha por um dia e ainda aprender sobre chás e ervas, ou fazer uma walking tour por um bairro histórico. Essas são algumas das várias oportunidades que o Tour de Experiência da Costa Verde & Mar proporciona aos visitantes. São mais de 20 diferentes atrações que integram e aproximam os interessados de atividades exclusivas, numa verdadeira experimentação da natureza, da gastronomia e da cultura local. A proposta conta com opções que agradam todas as idades e perfis de públicos.

Penha / SC

Gastronomia:

Os costumes gastronômicos da Costa Verde & Mar são formados a partir da soma da sua geolocalização com as tradições deixadas pelos colonizadores. Por isso, frutos do mar e o pescado aparecem entre as principais referências. Além disso, também há fortes raízes da gastronomia açoriana, italiana e alemã, colonizadores da região. Além de garantir mesa farta e a busca por restaurantes especializados, a gastronomia da Costa Verde & Mar é responsável por grandes festas e eventos típicos que se tornaram referência nacional ao longo dos anos.

🔥129