Garopaba é conhecida internacionalmente como a capital catarinense do surf. Com 9 lindas praias, entre elas, a Praia da Silveira e a Praia da Ferrugem, fazem uma combinação perfeita para quem procura surf de excelente qualidade, gente bonita e belezas naturais. 

Praia Central – Garopaba / SC

Praia da Ferrugem, a mais famosa praia de Garopaba

A Praia da Ferrugem é conhecida por receber muitos jovens e ser bem movimentada no verão. Mas não se engane, ela é muito mais do que isso, é uma boa opção para toda família.

Uma praia com a orla coberta por restingas preservadas e águas claras, muito procurada para a prática do surfe.

No canto Norte é onde costuma ficar os praticantes do surfe e quem não quer muita coisa, além de sombra e água fresca, inclusive com um bar a beira mar para poder curtir a paisagem.

No canto Sul há um sambaqui (depósito de conchas e vestígios de povos originários milenares), uma área elevada chamada de Morro do Índio. Neste local há também um rancho de pesca artesanal, oficinas líticas e piscinas naturais. Recomendamos não andarem fora do caminho já demarcado para evitar a danificação deste monumento histórico.

Em frente ao Morro do Índio desagua a barra da lagoa conhecida por diversos nomes como Lagoa da Encantada, Lagoa de Garopaba, Lagoa da Ferrugem ou ainda Lagoa do Capão. O pôr do sol neste local é um espetáculo à parte.

A barra da lagoa é a divisão entre a Praia da Ferrugem e a Praia da Barra.

Praia da Ferrugem – Garopaba / SC

Praia do Siriú, a praia mais extensa

A Praia do Siriú é a mais extensa de Garopaba, com aproximadamente 4 km.  Concentra sua infraestrutura hoteleira e de alimentação no canto Norte da praia há 9 km do centro de cidade. Nela desemboca a Lagoa do Macacu/Siriú (na verdade uma lagoa de barra intermitente), atraindo muitas famílias com crianças pequenas, porém é possível acessá-la também pelo centro da cidade.

Seguindo pela praia Central, direção norte, depois da escadaria de madeira no Morrinhos chega-se ao canto sul do Siriú. Há um riozinho e uma praia imensa com área de dunas e cordões de restinga até chegar no Siriú. Praticamente toda a extensão da praia é deserta, sem infra-estrutura de apoio. Por ser mar aberto, há ondulação mediana. Há a possibilidade de fazer uma trilha curta até as Areias do Macacu e ver o artesanato local feito com taboa e butiá (esteiras e chapéus) diretamente com a comunidade tradicional ou seguir até o Canto Norte. O ideal é contratar um condutor ambiental para fazer as trilhas.

Lagoa das Capivaras – Garopaba / SC

A Praia do Siriú se encontra dentro de uma unidade de conservação estadual: a Área de Proteção Ambiental do Entorno Costeiro, criada em 2009 depois da recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. E suas águas e o ilhote do Siriú fazem parte da unidade de conservação federal, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF).

É uma área de campos de dunas e vegetação de restinga, típica da planície costeira da Mata Atlântica. Sua extensão e tranquilidade, com áreas quase desertas é um convite a uma caminhada.

Praia do Siriú – Garopaba / SC

Praia da Gamboa, natureza preservada e exuberante

Imagine uma vila pacata onde quase todos se conheçam, um pequeno refúgio de pescadores e gente que curte a natureza, semelhante ao que o centro de Garopaba já foi num passado remoto. Assim é a praia da Gamboa. São 1,5km de extensão de praia a 15km do centro de Garopaba, com mar levemente agitado. Por ser ainda pouco conhecida, costuma ser frequentada por famílias e pessoas que preferem praias menos movimentadas.

Com uma natureza preservada e exuberante, faz parte de duas unidades de conservação.  Suas terras fazem parte da APA Estadual do Entorno Costeiro e suas águas a APA Federal da Baleia Franca.

Possui um mirante construído pela própria comunidade para observação da pesca artesanal tradicional da tainha de maio a julho e de baleia franca de junho a novembro. É a praia de maior incidência de baleia franca em Garopaba, sendo possível, às vezes, o avistamento bem próximo do mirante. 

A Ponta do Faísca, um rochedo escuro (diabásio) que se encontra no extremo norte da praia, é a divisa norte com o município de Paulo Lopes. O destaque são opções da alta gastronomia de qualidade que se instalou recentemente no local.

Praia da Gamboa – Garopaba / SC

Centro de Informações Turísticas 

Fone: (48) 3254 8166 

🔥100
close
A Promo Viajar Live contempla um Leitor e acompanhante com viagem à Capital dos Câniosn / SC.