Garopaba é conhecida internacionalmente como a Capital Catarinense do Surf. Com 9 lindas praias, entre elas, a Praia da Silveira e a Praia da Ferrugem, fazem uma combinação perfeita para quem procura surf de excelente qualidade, gente bonita e belezas naturais.

Praia Central – Garopaba / SC

Praia da Silveira, uma das melhores do Brasil para a prática do surf

Com cerca de 1,6 quilômetros de extensão e famosa pelas ondas perfeitas, a Praia da Silveira é uma das melhores do Brasil para a prática do surf, inclusive já foi palco para campeonatos internacionais.

O canto Norte da praia é o mais próximo do centro, dele é possível acessar uma trilha até a Vigia.

A região do meio da Silveira tem ondas fortes e tubulares, quebrando numa bancada rasa com fundo de areia.

O canto sul da Praia da Silveira é um “point break” de padrão internacional, pelo seu fundo pedregoso e a perfeita formação das ondas quando as condições estão alinhadas.

Praia da Silveira – Garopaba – / SC

A beira mar é formada com areia fofa e grossa com resquícios de concha, lagoas (a principal no canto sul, com ligação com o mar), banhados, vegetação rasteira e costões rochosos.

Bem próxima ao centro de Garopaba, a praia da Silveira tem um encanto especial: seu território está dentro da unidade de conservação federal, a APA da Baleia Franca, e é cercada de montanhas. Uma baía que ainda conserva seu lado rústico natural, com baixa urbanização e muito verde. Apesar de ter pouca infraestrutura de acesso e se limitar a um único quiosque de alimentação no canto norte, tem excelentes pousadas próximas e fica a menos de dez minutos de carro do centro da cidade. Além disso, a rua Rio Grande do Sul, que dá acesso à Praia é uma das principais vias gastronômicas de Garopaba.

No inverno é uma das praias onde as baleias francas costumam ser mais avistadas, ademais, de maio a julho acontece a pesca da tainha, uma tradição mantida pelos moradores da comunidade da Silveira.

Outra alternativa de acessá-la é por trilha, partindo do centro histórico, num trajeto de três horas com paisagens de tirar o fôlego.

Canto Sul melhor para surfar com ondulação Sul. E do meio para norte a melhor ondulação é com vento Nordeste.

Praia da Silveira – Garopaba / SC

Praia Central, a mais urbanizada e com a maior infraestrutura

A praia de Garopaba, também chamada de praia Central, fica bem no centro do município. Esta praia é a mais urbanizada, oferecendo maior infraestrutura. Concentra em sua orla parte da rede hoteleira, restaurantes, bares e comércio em geral. Com cerca de 2 quilômetros de extensão, tem como principal característica a formação em enseada, com mar calmo, garantindo segurança e conforto aos banhistas. Por esta formação característica, também serve como atracadouro natural de embarcações.

No canto norte, também chamado de Morrinhos, há maior ondulação. No canto Sul há o centro histórico e ranchos de pesca. A praia Central é boa para a prática de esportes náuticos, inclusive com operadoras de passeios de barco.

Morrinhos é boa para surfar com ondulação Sul.

Praia Central -Garopaba / SC

Praia do Vigia, apenas 100 metros de extensão e formato de ferradura

A menor praia conhecida de Garopaba é um paraíso escondido em um local residencial de alto padrão, com menos de 100 metros e em formato de ferradura, pouco depois do centro histórico. Nas pedras do canto norte é possível observar uma oficina lítica confeccionada pela primeira população da região: os sambaquianos.

A prainha é pequena com mar calmo, perfeito para casais, família e prática de mergulho ou canoagem. Possui um único quiosque que funciona durante a temporada, das 9h às 20h, oferecendo porções, empanados, sucos e cervejas artesanais.

Praia do Vigia – Garopaba / SC

Praia do Ouvidor é a preferida pela população local

Para alguns, seu nome é justificado por ter formato de Ouvido, mas na verdade há outras explicações populares para o nome desta praia. O que importa é que a Praia do Ouvidor continua sendo uma das mais intocadas e preferidas pela população local. Com sua orla repleta de pinheiros (Casuarina sp.) plantados na década de 70 pelos primeiros visitantes que buscavam, com este plantio, ampliar a sombra no local para desfrutar do mar com poucas ondas e areia firme. Atualmente, está vegetação é considerada exótica invasora e concorre com a vegetação nativa original. Há planos para, aos poucos, substituírem essa espécie invasora por espécies nativas, porém faz parte de um processo lento já previsto no Plano de Manejo da APA da Baleia Franca, unidade de conservação federal da qual a praia do Ouvidor está inserida.

No canto Norte do Ouvidor há uma oficina lítica nas pedras e um riozinho raso, perfeito para as crianças brincarem em segurança. A trilha da Caranha, também no canto Norte, interliga a praia do Ouvidor à praia da Barra da Ferrugem.

No canto Sul, os mais atentos podem observar um olho d’água (nascente de água doce) bem próximo ao início do costão. Também é possível fazer trilha até a Praia Vermelha, saindo dali e ou retornando até a guarita de propriedade da família Gerdau Johannpeter.

Uma das melhores praias para aprender a surfar, por ter ondulação mais suave.

Praia do Ouvidor – Garopaba / SC

Praia da Barra, opção para quem procura uma praia sem muito agito

Distante 9 km ao sul do centro de Garopaba, a praia da Barra é mais tranquila e reservada que sua vizinha, sendo uma ótima opção para quem procura uma praia sem muito agito. É separada da praia da Ferrugem pelo canal da lagoa, esta conhecida por diversos nomes (Lagoa da Garopaba, Encantada, Capão ou Ferrugem).

No lado norte há o Morro do Índio – um sítio arqueológico, com sambaqui e oficinas líticas – calculado em mais de 5 mil anos de história. Há também ao norte o canal da barra com águas salobras tranquilas, local ideal para prática de stand up, canoagem ou paras crianças se divertirem com segurança.

No canto sul fica o acesso a trilha da Caranha que leva até a praia do Ouvidor. Existem ainda vários rochedos utilizados como ponto de pesca e extensas dunas.

A praia é reduto de casas de alto padrão e apresenta pouca infraestrutura turística, resumindo-se a praticamente algumas pousadas e casas de aluguel.

Praia da Barra – Garopaba / SC

Centro de Informações Turísticas 

Fone: (48) 3254 8166  

🔥101