A região turística da Costa Doce Gaúcha, compreende os 21 municípios ao redor da Lagoa dos Patos, do município de Guaíba ao município do Chuí. Por sua extensão territorial, importância histórica, diversidade ambiental e riqueza cultural, destaca-se como uma excelente alternativa para o turismo doméstico.

Charqueada Boa Vista / RS Pelotas – Foto Rafa Marin

 A região oferece possibilidades de roteiros seguros e ao ar livre, estruturados para que possam ser desfrutados com segurança e tranquilidade ao longo de todo o território.

Casa Gomes Jardim, Guaíba / RS – Foto Camila Swider

O esforço das agências locais é um trabalho conjunto que visa garantir o cumprimento de todos protocolos para uma experiência segura, ideal para a família, turistas de todas as idades e pequenos grupos.

Praia da Barrinha- São Lourenço do Sul / RS – Foto Cristian Iepsen

“A região hoje empresta sua história para novas conquistas. Conquistas de olhares que se perdem em um infinito horizonte, conquistas do tempo e das lendas que caracterizam um povo hospitaleiro e orgulhoso de seu passado, conquista de história, presente em museus, charqueadas e que permanece viva nos patrimônios históricos, onde o Turismo se perfuma com os cheiros característicos dos produtos e  da gastronomia típica.

Esse é um pedaço do estado do Rio Grande do Sul que aguarda a hora certa para bem receber. Planeje conhecer o Caminho Farroupilha, – e descubra um mundo capaz de guiar seu olhar e seu pensamento para além do tempo presente, onde o cenário se transforma em magia, a história revive a cada momento e o sonho se torna realidade no contato com esse povo apaixonado por sua terra.” (Janaina Bach – Guia de Turismo)

Gastronomia – São Lourenço do Sul / RS

Guaíba é a porta de entrada da região, a oeste do lago que dá nome à cidade. Fica a trinta quilômetros de Porto Alegre e pode ser acessada por via terrestre, pela BR-116, e via fluvial, por meio da barca entre os dois municípios, numa travessia de vinte minutos, com um visual amplo das duas margens e uma vista privilegiada da Ilha do Presídio. A orla, na expectativa da região, apresenta um ângulo totalmente novo do lago para quem vem da capital.

Parque Histórico Gen. Bento Gonçalves – Cristal / RS

Dos roteiros históricos a serem explorados, o destaque são as casas, prédios e lugares marcados pela passagem de personagens importantes da mais famosa guerra da história do sul do país: a Revolução Farroupilha (1835 -1845); que se distribuem por diversos municípios da região, como Guaíba, Piratini e Cristal. 

A nossa oferta turística pensada para o pós pandemia manterá a ligação da região com a Revolução Farroupilha e seus prédios históricos e seus aspectos arquitetônicos. E celebrará, como sempre, a especial conexão com a identidade gaúcha e seus bens culturais que aqui refletem essa identidade com muita propriedade.

Gaiteirinhos – Barra do Ribeiro / RS

A região da Costa Doce apresenta uma riqueza cultural incontestável. A história do Rio Grande do Sul se mantém viva através de museus e prédios históricos. A diversidade na colonização desta região proporciona diferentes experiências, desde a variedade gastronômica até as festividades culturais típicas de cada cidade. 

Rota Turistica Costa Doce Gaúcha – Foto Michel Corvello

Além dos aspectos culturais, as belezas naturais também são grandes atrativos da região Costa Doce, que destaca-se pela diversidade ambiental. Entre praias e fazendas, lagos e campos, são inúmeras as possibilidades de se conectar com a natureza e explorar lugares incríveis. Os roteiros turísticos ao ar livre oferecem tranquilidade aos turistas que buscam por uma experiência segura no período pós pandêmico, fazendo da região Costa Doce um dos melhores destinos a serem explorados. 

Veículo de expedição Safari Savana dos Pampas – Arambaré / RS – Foto Eco 360 Ecoturismo

No ecoturismo e turismo de aventura, destacamos rotas com expedições fotográficas, trilhas exclusivas, trilhas de aventura, de curtas, longas e médias distâncias. Todas as outras experiências adequadas aos protocolos de segurança sanitária.

Expedição Safari Savana dos Pampas – Arambaré / RS- Foto Eco 360 Ecoturismo

A Costa Doce Gaúcha se destaca pela diversidade de ofertas culturais, porém, neste período, com uma atenção às experiências rurais, de lida campeira e contato com a natureza.

Lagoa do Peixe – Tavares / RS – Foto Geiser Trivelato

A região que já era frequentada pelos apaixonados por ecoturismo e esporte de aventura e, com essas práticas sendo projetadas para logo mais como um produto de muita procura, estará, logo que haja possibilidade de uma livre circulação de turistas, podendo oferecer essas modalidades de turismo em muitos locais diferentes de seu território.

Praia da Barrinha- São Lourenço do Sul / RS – Foto Cristian Iepsen

O sul da região é repleto de rotas e parques naturais de incomparável beleza, ideais para as atividades de contemplação e reencontro com a natureza. Soma-se a esse cenário paradisíaco, as lindas paisagens da Costa Atlântica. Venha conhecer a Costa Doce Gaúcha, no extremo sul do Brasil!

🔥121